Conectado por

Direto de Brasília

Jayme critica medição de focos de calor do Inpe e cita que em Mato Grosso “ovos são fritos no asfalto”


Compartilhe:

Publicado por

em

O senador Jayme Campos (DEM) fez um discurso bastante crítico em relação ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), por destruir “todo mundo” quando o assunto é queimada, na Comissão de Meio Ambiente (CMA), na última terça-feira (31), quando foi ouvido o novo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite. O objetivo da audiência foi discutir os planos, direcionamentos e ações da pasta depois que Joaquim assumiu a vaga de Ricardo Salles em junho.

Segundo o senador mato-grossense, o Inpe aponta fogo de caieira como focos de incêndios. “O Inpe, todos são órgãos que precisamos respeitar, entretanto, vou lhe dar um dado com conhecimento de causa, de vivência, basta um cidadão acender uma caieira (fogo em resto de pedaço de madeira), que parece com muita clareza lá em cima, e o Inpe já diz que está havendo uma queimada. Não é queimada coisa alguma, essa caieira não atinge um raio de nem dois, três metros. É tão moderno que o satélite pega e falam de 15 mil, 12 mil focos de incêndio”, criticou Campos.
P U B L I C I D A D E

Ainda na audiência, Jayme disse que o homem do campo preserva sim a terra, sua principalmente fonte de renda. Por isso, alguns veículos de comunicação não podem “condenar todo mundo e seu Raimundo”, porque alguns casos são causados por terceiros. Inclusive, o senador lembrou que em Mato Grosso o calor é tão forte, que ovos estão sendo fritos no asfalto.

“Agora é bom que se esclareça, que atravessamos um momento, talvez da história do mundo de que há mudança climática em toda parte do planeta, nós somos do Estado de Mato Grosso, nos últimos dias tem dado uma faixa de 41 e 42 graus, até ovos estão fritando lá no asfalto, você joga lá bacana. Não é verdade que – o cidadão brasileiro e sobretudo o homem rural – não busca a preservação do nosso ecossistema. Basta um cidadão jogar uma bituca de cigarro numa bela de uma rodovia, para o fogaréu suspender e o produtor, lamentavelmente, é impotente para combater. Não é ele quem colocou o fogo lá”, concluiu.

Olhar Direto

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br