Conectado por

Congresso Nacional

Jaqueline Cassol é eleita presidente da Comissão da Portabilidade da Conta de Luz

Publicado por

em

Brasília – A deputada federal Jaqueline Cassol (PP/RO) foi eleita presidente da Comissão Especial da Portabilidade da Conta de Luz (PL 1917/15), que propõe reforma no modelo do setor elétrico brasileiro, de modo a garantir aos consumidores escolherem o seu fornecedor de energia. A eleição da mesa ocorreu nesta quarta-feira (23), na Câmara dos Deputados, onde a deputada foi escolhida por unanimidade entre os parlamentares. O relator será o deputado federal Édio Lopes (PL/RR).

Continua após a publicidade

A liberdade de escolha do fornecedor de energia pode representar para o consumidor, entre outros benefícios, a queda no valor da conta de luz, segundo avaliam os especialistas. A parlamentar destacou que a opção de comprar energia no mercado livre já existe no Brasil, contudo é restrito a grandes consumidores que utilizam acima de 500 kW, estes pagam 30% a menos do que o consumidor residencial. O Projeto de Lei iguala os pequenos consumidores aos grandes. A proposta aumenta a competitividade e permite a abertura do mercado semelhante ao setor de telecomunicações. A comissão especial, instalada na Câmara, tem a missão de debater e encontrar caminhos para ajudar o consumidor residencial brasileiro.

Para a deputada Jaqueline Cassol, a ideia do projeto é de, gradualmente, permitir que empresas de pequeno e médio porte e o consumidor final também tenham mais liberdade para comprar energia.  Segundo ela, a expectativa é que a Câmara aprove um texto sobre o assunto até o fim do ano.

“Se o grande empresário pode comprar mais barato, por que as médias e pequenas empresas e o consumidor final não podem comprar com esse desconto? A aprovação desse projeto pode abrir essa possibilidade, entre outras”.

A próxima reunião está agendada para a próxima quarta-feira 30 de outubro, às 14h30, em plenário a definir.

VEJA AINDA:

Deputada Jaqueline Cassol participa da Abertura Nacional do Plantio de Soja, em Vilhena

Parlamentar representou Câmara dos Deptuados e Frente Parlamentar da Agropecuária A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) representou a Câmara dos Deputados e a Frente Parlamentar…

VÍDEO: Jaqueline Cassol cobra investimentos na Secretaria Nacional de Aviação Civil para aeroportos de…

A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO), vice-presidente da Frente Parlamentar de Promoção da Aviação da Amazônia, reivindicou mais investimentos para os aeroportos do interior…

Jaqueline Cassol: Depressão se tornou um problema de saúde pública, aponta OMS

Projeto Despertar para a Vida quer auxiliar famílias a superarem doenças mentais por meio de palestras e orientações. Considerada uma das doenças de maior impacto…

Jaqueline Cassol: Projeto Despertar para a Vida conclui primeiro ciclo de palestras com quase…

Ação da deputada federal Jaqueline Cassol tem o propósito de conscientizar sobre depressão e ansiedade O Projeto Despertar para a Vida cumpriu o primeiro ciclo…

CONVITE: Jaqueline Cassol destaca importância do” Projeto Despertar para a Vida”; veja vídeo

Podemos enfrentar a depressão, a ansiedade e o preconceito que envolve essas graves doenças transmitindo informações e dialogando com a sociedade. Nos dias 22, 23 e…

Médicos pelo Brasil: Jaqueline Cassol defende que médicos formados no exterior sejam incluídos no…

A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) recebeu com estranheza a notícia de que o programa Médicos pelo Brasil, lançado nesta quinta-feira (1), pelo Governo…

Deputada federal Jaqueline Cassol é indicada ao Prêmio Congresso em Foco

A deputada federal Jaqueline Cassol, presidente do Progressistas em Rondônia e vice-líder do partido na Câmara dos Deputados, foi indicada e concorre ao Prêmio…