Conectado por

Mato Grosso

Janaina lembra dia do São José”, que também é padroeiro de sua cidade natal, Juara


Compartilhe:

Publicado por

em

São José, José de Nazaré, José, o Carpinteiro ou São José Operário[1] foi, segundo o Novo Testamento, o esposo da Virgem Maria e o pai adotivo de Jesus. E na data de 19 de março é lembrado sua memória. A deputada estadual Janaina Riva(MDB), prestou homenagem ao dia de São José e padroeiro de sua cidade natal.
‘Boa noite, pessoal! Hoje é dia de São José, padroeiro da minha cidade natal Juara e o santo dos trabalhadores e das famílias. Nesta pandemia tão difícil que todos nós estamos enfrentando, peço para que nosso padroeiro rogai por todos os enfermos que estão enfrentando a covid-19 e proteja nossas famílias. Com a graça de Deus estaremos livres desse vírus logo. …São José, a quem Deus confiou o cuidado da mais Santa Família que jamais houve, sede o pai e protetor da nossa e impetrai-nos a graça de vivermos e morrermos no amor de Jesus e Maria. São José do Perpétuo Socorro, rogai por nós que recorremos a vós. Amém”.

Sobre São José

São JoséJosé de NazaréJosé, o Carpinteiro ou São José Operário[1] foi, segundo o Novo Testamento, o esposo da Virgem Maria e o pai adotivo de Jesus.[2][3] O nome José é a versão lusófona do hebraico Yosef (יוסף), por meio do latim Iosephus. Descendente da casa real de David, é venerado como Santo pelas igrejas ortodoxaanglicana e católica, que o celebra como seu padroeiro universal. A liturgia luterana também dedica um dia ― 19 de março ― à sua memória, sob o título de “Tutor de Nosso Senhor”. Operário, é tido como “Padroeiro dos Trabalhadores”, e, pela fidelidade a sua esposa e dedicação paternal a Jesus, como “Padroeiro das Famílias”, emprestando seu nome a muitas igrejas e lugares ao redor do mundo.

José é venerado como São José na Igreja CatólicaIgreja OrtodoxaIgreja Ortodoxa OrientalAnglicanismo e Luteranismo [4]. Nas tradições católicas, José é considerado o santo padroeiro dos trabalhadores e está associado a vários dias de festa. O papa Pio IX declarou-o patrono e protetor da Igreja Católica, além de patrocinar os doentes e uma morte feliz, devido à crença de que ele morreu na presença de Jesus e Maria. Na piedade popular, José é considerado um modelo para os pais e também se tornou patrono de várias dioceses e lugares.

Várias imagens veneradas de São José receberam uma coroação canônica por um papa. Na iconografia religiosa popular, ele é associado a lírios ou nardo, representando sua castidade e pureza. Com o crescimento atual da Mariologia, o campo teológico da Josefologia também cresceu e, desde a década de 1950, foram formados centros para estudá-la.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/