Conectado por

AL/MT

Janaina cita RGA atrasada e quer cronograma para servidores de MT


Compartilhe:

Publicado por

em

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) afirmou que irá pedir ao secretário de Fazenda, Rogério Gallo, que apresente um cronograma para o pagamento dos próximos valores da Revisão Geral Anual (RGA) dos servidores públicos do Estado.

P U B L I C I D A D E

O Governo anunciou que paga no próximo dia 28 de maio 2% da RGA referente à porcentagem de 2018, que não pôde ser paga à época por conta do estouro do limite de gastos. O pagamento implica num acréscimo de R$ 249 milhões por ano à folha do Estado.

Segundo Janaina, o montante a ser pago daquele ano é bem maior. E lembrou que há, ainda, a RGA de 2019, que teve o pagamento autorizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT).

Tudo subiu de preço, todo mundo sabe disso. E a RGA não é um aumento, é uma correção inflacionária

“Já começa agora com 2% de 2018, mas a gente sabe que o valor é muito além disso, passa os 6% o valor devido de 2018 e de 2019. Já 2020 e 2021 a gente sabe que está na Justiça. Então, o anúncio de pagamento atendeu a expectativa, mas a gente quer uma previsão do pagamento dos demais reajustes inflacionários”, afirmou.

Janaina lembrou que a inflação foi alta nos últimos anos e que a RGA não se trata de um aumento salarial, mas de um reajuste por conta da perda de valor do dinheiro.

“Tudo subiu de preço, todo mundo sabe disso. E a RGA não é um aumento, é uma correção inflacionária. Então, tem que ser paga e isso vai trazer benefício ao próprio Estado. A RGA se você der 2% são 2% que injeta na economia”, disse.

Em 2020 foram gastos R$ 9 bilhões com pessoal, no Poder Executivo. Esse valor que representa 44,24% da despesa corrente do Estado, ficando abaixo do limite estabelecido na LRF estadual e na Lei Complementar 614/2019.

O aumento pela RGA será na ordem de 2%, em cumprimento ao acórdão do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Isso porque o órgão condicionou a concessão da revisão à capacidade financeira do Estado de pagar a folha, aos repasses dos duodécimos aos poderes e órgãos autônomos todo dia 20 e às transferências constitucionais e legais dentro de seus respectivos prazos.

Midianews.com.br

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br