Conectado por

Educação

Instituto Maria Auxiliadora completa 90 anos em Porto Velho

Publicado por

em

O Instituto Maria Auxiliadora comemora hoje (14/05) 90 anos de atividades educacionais em Porto Velho, localizado no Centro de Porto Velho na Rua Irmã Capelli, escola que faz parte da Rede Salesiana Brasil e mantém o foco nos princípios evangelizadores alicerçados nos pilares do Sistema Preventivo de Dom Bosco.

Continua após a publicidade
<

Como tudo começou

Em 19 de março de 1930 chegaram a Porto Velho, no navio Rio Mar, as primeiras Irmãs, filhas de Maria Auxiliadora, salesianas de D. Bosco, com a dupla missão de administrar o Hospital São José e abrir uma escola. Eram elas: Ir. Carolina Rena e Ir. Elizabetta Negri, acompanhadas por um dos padres idealizadores do projeto: Dr. Antonio Peixoto. No mesmo ano, dia 4 de maio, a diminuta equipe ganhou um reforço com a chegada da Ir. Petrina Pinheiro.

Em 17 de agosto de 1939 a Madre Constanza Storti, em viagem de inspeção, constatando não haver mais possibilidade das irmãs acumularem a dupla função entre saúde e educação, tomou a iniciativa de dividir as direções. No Hospital São José, assumiu a Ir. Caterlina Capelli, e como diretora do Colégio, permaneceu a Ir. Elisa Ferreira.

No dia 4 de janeiro de 1933 ocorreu o lançamento da pedra fundamental na mesma área onde já funcionava o colégio (nas casas de taipa), começou a se concretizar o grande sonho salesiano.

As obras foram iniciadas sob a responsabilidade dos Padres João Nicoletti e Dr. Antonio Carlos Peixoto. Com três pavimentos, o prédio se destacava, comparado aos demais da cidade de Porto Velho. Aluízio Ferreira, fiscal escolar do Instituto foi um parceiro imprescindível para o sucesso da empreitada.

IMA na era Digital

Hoje o Instituto Maria Auxiliadora tem uma estrutura educacional que atende desde o Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano e Ensino Médio, com larga experiência na arte de educar.

Nossos educadores são qualificados e os materiais didáticos são inovadores, pois além dos recursos humanos é utilizado os livros digitais interativos, plataforma adaptativa, sempre com olhar focado em perspectivas para o futuro, oferecendo oportunidades no hoje, sonhando com o amanhã, visando à formação integral da pessoa.

Com informações de Aleks PalitotProfessor e Historiador

Autor: Assessoria