Conectado por

Educação

Instituto Arte na Escola lança curso de formação para professores de artes


Compartilhe:

Publicado por

em

Programa Arte na Escola Contemporânea é totalmente a distância para atender demanda crescente e substitui o curso Aprendendo com Arte

P U B L I C I D A D E

O Instituto Arte na Escola (IAE) lança curso para a formação continuada de professores de artes de todo o Brasil. A primeira edição do Arte na Escola Contemporânea acontece em 2019 e é voltada a docentes de escolas públicas e particulares que buscam aprofundar suas abordagens em arte-educação e melhorar suas aulas.

Com sete meses de duração e carga horária de 150 horas, o curso Arte na Escola Contemporânea é totalmente a distância e conta com uma equipe de mediadores especializados e materiais exclusivos. Seu conteúdo apresenta, em seis módulos, temas contemporâneos de artes com foco na metodologia de projetos. Durante todo o curso, o professor tem acompanhamento do IAE para a elaboração de projetos pedagógicos que podem ser desenvolvidos no dia a dia da escola, integrando linguagens artísticas, teorias, tecnologias, patrimônio cultural.

Os professores são divididos por turmas, têm interação constante com seus mediadores e participam intensamente de fóruns para o debate de temas atuais, como a importância da preservação do patrimônio artístico e cultural do país.

O Arte na Escola Contemporânea marca ainda o lançamento do IAE Cursos, braço de educação a distância do Instituto Arte na Escola, e substitui o Aprendendo com Arte, que até 2018 foi realizado pelo IAE em parceria com a Fundação Volkswagen, atendendo pouco mais de 2,6 mil professores. O objetivo agora é oferecer mais opções de formação continuada a um número mais amplo de docentes.

“O programa chega para atender uma demanda crescente de professores. Eles estão sempre buscando se atualizar e dar novos significados a suas aulas com discussão de temas atuais e relevantes para o seu desenvolvimento e o da própria educação. Eles têm muito a refletir e dizer sobre o que está acontecendo no mundo das artes no país, na forma como tratamos nosso patrimônio artístico e cultural. O formato do curso também está alinhado ao perfil do professor de hoje, muito mais conectado, que quer aproveitar o seu tempo da melhor maneira possível”, diz Roseli Alves, coordenadora-geral do IAE.

O IAE atua há 30 anos na formação continuada de professores de artes. Atua para valorizar e integrar as linguagens artísticas de maneira transformadora no dia a dia dos docentes. No Brasil mais de 550 mil professores da educação básica lecionam conteúdos específicos de artes, mas apenas 6% têm alguma formação específica na área.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br