Conectado por

Agronegócios

Indústrias dos EUA acusam empresas de frango de manipular preços


Compartilhe:

Publicado por

em

Um grupo de empresas que inclui Kraft Heinz, Conagra e Nestlé entraram com uma ação no tribunal federal de Chicago, nos Estados Unidos, alegando que Tyson Foods e Pilgrim’s Pride (controlada pela brasileira JBS), entre outras processadores de aves, trabalharam juntas para inflacionar os preços do frango no país.

P U B L I C I D A D E

Os documentos judiciais sustentam que as empresas acusadas se uniram para manipular preços de 2008 a 2016. Dizem que os fornecedores de frango, de maneira coordenada, sacrificaram aves a fim de reduzir a oferta e valorizar o produto.

De acordo com documentos judiciais, “executivos sêniores de oito dos dez réus do Georgia Dock [denominação das empresas que ficam numa mesma região] eram membros de um secreto ‘Conselho Consultivo da Georgia Dock’, que desempenhou um papel na compilação e manipulação do preço de referência”.

Além da Pilgrim´s e da Tyson, estão entre os réus Fieldale Farms, Perdue, Sanderson Farms, Koch Foods, Claxton Poultry, Harrison Aves, Mar-Jac e Wayne Farms.

De acordo com comunicado da Tyson, o novo processo está simplesmente tentando se aproveitar de reclamações feitas em outros casos. “Essas reclamações não mudam nossa posição de que as alegações são infundadas”. Procurada pelo Valor, a JBS preferiu não comentar.

 
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br