Conectado por

Agronegócios

Indústria tem papel fundamental na conscientização de uso racional de antibióticos na produção animal


Compartilhe:

Publicado por

em

O uso racional de antibióticos ganha cada vez mais espaço na avicultura e na suinocultura. “Há vários motivos para esse processo crescente na cadeia da produção de alimentos de origem animal. Um deles é que o uso indiscriminado de antimicrobianos pode proporcionar efeitos negativos ao esperado, não combatendo os agentes patogênicos e, por outro lado, tornando-os mais resistentes à ação de tais medicamentos”, destaca Ana Caselles, gerente técnica regional da Sanphar Saúde Animal, que entende que o movimento de racionalização do uso de antibióticos foi iniciada na indústria, a partir da disseminação de informação de qualidade para os veterinários e responsáveis técnicos que prescrevem o produto, assim como os produtores integrados.

P U B L I C I D A D E

“Uma das possíveis causas da utilização inadequada de antibióticos é pela provável crença de que a interrupção da utilização do medicamento antes do tempo de tratamento recomendado pelo fabricante, a partir da melhoria clínica dos animais, significa o fim do problema sanitários ou não seguir as dosagens e intervalos recomendados pelo fabricante. Tais desinformações contribuem para que haja resistência aos agentes combatentes de infecções”, alerta Ana Caselles.

A indústria de produtos para saúde animal pode colaborar para a redução do uso indiscriminado de antibióticos, oferecendo recomendações corretas com base nos rótulos dos medicamentos e treinamento para as agroindústrias valorizarem a prevenção das enfermidades e lançarem mão do tratamento no momento adequado quando houver necessidade do uso dessas drogas. “A educação sanitária voltada para prevenção é um trabalho laboroso e demorado, porém necessário, a partir da disseminação de informações e conscientização de todos os profissionais diretamente ligados à atividade. Não apenas os veterinários, mas também aqueles que estão no final da linha de produção, justamente para conscientizar o investimento em biosseguridade nas granjas”, explica a gerente técnica da Sanphar.

A diminuição do uso de antibióticos, entretanto, não significa a diminuição na dosagem indicada pelo fabricante do produto, e sim utilizá-lo de forma racional quando houver a necessidade do uso dessa molécula. Muitas vezes, seu uso é necessário para o combate de enfermidades. “Mais do que a redução do uso dos antibióticos, defendemos o seu uso racional. Isso significa não utilizar antibióticos de forma indiscriminada, fazer diagnóstico do agente causal e buscar informação técnica junto aos fornecedores para eliminar o agente. Muito além da redução, é o seu uso racional”, afirma Ana Caselles.

A Sanphar trabalha fortemente para levar informações corretas aos diversos agentes da cadeia da produção de aves e suínos, mostrando para agroindústrias, granjas e produtores como trabalhar de forma preventiva, contribuindo, assim, para o aumento da produtividade das atividades. “Trabalhar em prevenção e biosseguridade, incluindo um programa de vacinação é a base do uso racional de antibióticos”, destaca a gerente técnica regional da Sanphar Saúde Animal.

Assessoria

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br