Conectado por

Tecnologia

Impressora tanque de tinta ou com cartucho: qual escolher?


Compartilhe:

Publicado por

em

Saiba qual impressora, de tanque de tinta ou com cartucho, escolher.

As impressoras podem trabalhar de diferentes formas e se diferenciam por conta de algumas características, como capacidade de impressão, se realizam tanto impressões quanto digitalizam documentos e se usam tanques de tinta ou cartuchos.

Impressora tanque de tinta ou com cartucho, qual escolher?

Fique atento quanto ao preço

As impressoras com tanque de tinta e as com cartuchos se diferenciam, também, quanto ao preço. Os modelos de impressoras que trazem compartimentos próprios para armazenamento de tinta costumam ter um preço a partir de 600 reais. No entanto, as impressoras que contam com sistema de impressão por meio de cartuchos de tinta costumam ter um preço de 200 reais ou menos.

A diferença do preço das impressoras pode variar conforme uma série de características, que vão além do detalhe de serem impressoras que funcionam com tanque de tinta ou cartuchos de tinta. As impressoras multifuncionais, por exemplo, costumam ter preços maiores, por conta da capacidade de realizarem tanto a impressão quanto a digitalização de documentos.

Diferenças entre tanque de tinta e cartuchos

As impressoras tanque de tinta possuem reservatórios maiores e possibilitam que o usuário reponha a tinta por meio de pequenas garrafas. Isso garante uma vida útil maior do equipamento, além de um suprimento de tinta prolongado e estável. Assim que a tinta das garrafas acaba, basta o usuário comprar novas garrafas ou simplesmente reabastecê-las com mais tintas.

Os modelos de impressoras tanque de tinta variam de acordo com os fabricantes, que podem ou não utilizar garrafas nos sistemas de reservatório de tinta. Para obter mais tinta para a impressora, o consumidor deve procurar por garrafas de tinta das cores necessárias (preto, azul, amarelo ou magenta). No caso de uma impressora HP, por exemplo, basta procurar por um refil de tinta HP.

As impressoras que utilizam cartuchos de tinta contam com um menor volume de tinta, quando comparadas com o reservatório das impressoras tanque de tinta. A forma de abastecimento de tinta dessas impressoras também é diferente. Para realizá-lo, basta remover o cartucho sem tinta e trocá-lo por um novo.

Vantagens das impressoras tanque de tinta

A principal vantagem das impressoras tanque de tinta é a maior capacidade de impressão, tendo em vista que o reservatório é muito maior do que um cartucho. Além disso, essas impressoras acabam precisando de menos tinta para realizar mais impressões, em comparação com as impressoras à base de cartuchos. Uma impressora tanque de tinta chega a imprimir de seis a sete mil páginas.

Outra vantagem também é vista na questão dos preços, tendo em vista que o preço das garrafas de tinta é menor que o preço dos cartuchos. No mercado, é possível encontrar garrafas de tinta para essas impressoras por preços de até 40 reais.

Desvantagens das impressoras tanque de tinta

Uma das desvantagens das impressoras tanque de tinta está relacionada ao preço, uma vez que as impressoras jato de tinta comuns, que usam cartuchos, costumam ser muito mais baratas. No Brasil, por exemplo, é muito difícil encontrar modelos de impressoras tanque de tinta com valores abaixo de 600 reais.

O custo benefício desse modelo de impressora, dependendo do tipo de uso, pode não valer a pena. Se você não precisa realizar impressões em grandes volumes, a escolha de uma impressora tanque de tinta pode não fazer muito sentido. Inclusive, a tinta nas garrafas pode perder a qualidade quando não utilizada com certa frequência, ocasionando em possíveis entupimentos no interior da impressora.

Se você procura comprar uma impressora para tê-la em casa, considere pensar no quanto você irá utilizá-la antes de realizar a compra do equipamento. Caso precise imprimir grandes quantidades de documentos por dia, uma impressora tanque de tinta pode ser a melhor escolha. Porém, caso precise imprimir documentos ocasionalmente, procure escolher uma de cartuchos.

Publicidade

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento