Conectado por

Saúde

Importância da água para os idosos


Compartilhe:

Publicado por

em

Encher o copo no purificador de água parece um hábito simples e que não faz diferença para o nosso organismo. No entanto, a água tem um papel fundamental no corpo de todas as pessoas, principalmente nos idosos. Você sabia que a falta de água nesse grupo pode gerar até confusão mental?

P U B L I C I D A D E

Se já é difícil para um adulto beber água sempre, imagina para idosos. Muitas vezes, eles esquecem de tomar ou não entendem a real importância disso para o bom funcionamento do organismo.

Os benefícios que a água traz para o corpo de todos são diversos. Regular a temperatura corporal, melhorar a circulação sanguínea e funcionamento dos rins são apenas alguns.

Por que os idosos devem beber mais água?

Como já foi explicado, todas as pessoas precisam desse líquido. Mas por que os idosos precisam estar mais atentos? O primeiro ponto que deve ser abordado é que eles possuem menos água no organismo que um adulto, portanto a desidratação é mais rápida.

Além disso, os indivíduos que estão nessa fase não costumam sentir sede, por isso não vão até os bebedouros de água. Embora possa parecer algo simples, a falta de água causa diversos problemas à saúde.

O que a falta de água causa?

Nos adultos, a falta de água pode causar problemas intestinais e renais, dor de cabeça, entre outros.

Nos idosos, a questão é um pouco mais complicada. Além de afetar a saúde física, também tem efeitos no cérebro, causando a confusão mental. Isso ocorre porque o cérebro é um dos primeiros órgãos que sente a falta do líquido, não trabalhando direito quando há desidratação. Como os idosos têm menos água no organismo, provoca a confusão mental.

Por isso, é importante que os idosos criem o hábito de encher o copo nos purificadores de água. A quantidade ideal varia de pessoa para pessoa, uma vez que os especialistas analisam a saúde, peso, altura. Portanto, é indicado seguir recomendações médicas.

Por que ter um purificador ou bebedouro de água na casa?

Ter um purificador ou bebedouros de água em casa é extremamente importante para todas as famílias. Nas casas de idosos, esses aparelhos não podem faltar, uma vez que a praticidade estimula a beber água.

Hoje em dia, existem diversos tipos de bebedouros, como os bebedouros de galão, bebedouros industriais e outros. No entanto, essa diversidade de opções pode deixar os compradores indecisos.

Por se tratar de um ambiente doméstico, vale investir em aparelhos que atendem a uma demanda menor. Assim, terão um ótimo custo-benefício. No caso dos bebedouros, o bebedouro de água de mesa e galão podem ser boas opções.

Outra alternativa são os purificadores. Também existem diversas marcas e modelos que possuem elevada eficiência para oferecer água de qualidade. O ideal é pesquisar qual atende melhor às necessidades.

Como ajudar os idosos a beber mais água?

O idoso já possui um bebedouro de mesa, mas não toma água. Como ajudar? Essa é uma questão muito relevante para as famílias. Sabemos que não é fácil fazer com que eles consumam o líquido. Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar:

  • sempre ofereça água;
  • lembre a pessoa;
  • cole recados nas paredes para que o idoso possa lembrar de tomar água quando estiver sozinho;
  • converse e explique a importância da água para o organismo.

Assessoria

 

 

 

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br