Conectado por

Concursos

IFRO lança a 3ª edição do Projeto Empoderamento da Mulher com 2 mil vagas em cursos a distância


Compartilhe:

Publicado por

em

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/IFRO), inicia a 3ª edição do Projeto Empoderamento da Mulher. Nesta oferta são 2.000 vagas disponíveis. Os cursos serão realizados na modalidade a distância (EaD), com carga horária de 160 horas, durante o período de 4 meses. O período de inscrição para os cursos vai de 21/6 até dia 4/7/2021 e podem participar mulheres de todo o estado de Rondônia.

A oferta de vagas e áreas de formação está distribuída para ser coordenada pelos campi do IFRO. O Campus Ariquemes é responsável pelo curso de Assistente Administrativa, com 300 vagas. Ji-Paraná promove o curso de Assistente Financeira, possuindo 300 vagas abertas. Do Campus Cacoal, são 200 vagas para Cuidadora Infantil.

Campus Colorado do Oeste oferta o curso de Estética Facial e Maquiagem, sendo 300 vagas. Dos campi da capital, o Porto Velho Calama oferece a formação em Cuidadora de Idoso, com 200 vagas; e o Campus Porto Velho Zona Norte tem 300 vagas para Gestão de Vendas e Marketing Digital.

Há ainda a opção de cursos de idiomas. Pelo Campus Guajará-Mirim, há 200 para Espanhol Básico. E o Campus Vilhena oferecerá Inglês Básico, com 200 vagas.

Alguns cursos exigem o ensino fundamental I e II completos e outros apenas o ensino fundamental I (1º a 5º). A idade mínima para participar é 16 anos.

Para mais informações e para realização de inscrição acesse o edital disponibilizado neste endereço AQUI.

Público

Poderão participar dos cursos mulheres a partir de 16 anos de idade, residentes em qualquer município do estado de Rondônia, e que se encontrem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O Projeto tem como objetivo qualificar mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica no estado de Rondônia. Os cursos de formação inicial e continuada (FIC) visam prepará-las para o empreendedorismo e protagonismo social e econômico, nos processos de desenvolvimento local e regional.

A ação está alinhada, segundo a Pró-Reitora de Extensão do IFRO, Maria Goreth Araújo Reis, aos objetivos da Agenda 2030 de alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. E aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que também almejam a redução da desigualdade dentro e fora dos países.

“Entendemos que a aquisição de conhecimento é imprescindível para o cumprimento desses objetivos e para a promoção da inclusão social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Por meio da qualificação profissional elas terão a oportunidade de se tornarem protagonistas de sua própria história, pois todos os cursos, além das áreas profissionalizantes, trazem em seu bojo conteúdos de empreendedorismo, o que permite o aproveitamento de oportunidades para novos negócios ou preparação para postos de trabalho”, ressalta Goreth.

Segundo a Deputada Federal Jaqueline Cassol, que fez a indicação parlamentar para o aporte financeiro desta terceira edição do Projeto, a qual destinou R$ 700 mil para a realização das ações, “a parceria com o IFRO tem sido essencial para a manutenção dos cursos do projeto empoderamento da mulher que são uma importante ferramenta para promover a independência feminina”.

Acesse o Edital 2/2021/REIT- PROEX/IFRO completo AQUIhttps://selecao.ifro.edu.br/reitoria/824-edital-n-02-2021-selecao-de-candidatas-para-cursos-do-projeto-empoderamento-da-mulher

E as inscrições estão sendo feitas AQUIhttps://inscricao.ifro.edu.br/

Assessoria de Comunicação e Eventos – ASCOM/IFRO