Conectado por

Uncategorized

Idosos podem solicitar coleta de exame em casa, determina lei em Rio Branco


Compartilhe: Entre no nosso grupo do Whatsapp

Publicado por

em

Os laboratórios da rede de saúde de Rio Branco devem começar a coletar exames de idosos com deficiência e mobilidade reduzida em casa. Isso é o que determina uma lei sancionada nesta quinta-feira (8) pela prefeitura do município.

A lei é de autoria do vereador José Carlos Lima, conhecido como Juruna.

“O projeto visa tirar essas pessoas idosas, que não têm mobilidade, de postos e da Fundação [Fundação Hospitalar]. A secretaria de saúde do município vai na casa das pessoas e coleta o material. Já conversei com o secretário Oteniel [Almeida], ele já regulamentou e vai ter a primeira coleta”, frisou Juruna.

Ainda segundo o vereador, a ideia é ajudar também idosos de abrigos como a Casa de Acolhida Souza Araújo e a Instituição de Longa Permanência para Idosos, mais conhecida como Lar dos Vicentinos, ambas na capital acreana.

“Ao invés de ir no posto, a equipe médica vai lá. Com isso, as pessoas [idosos] ficam livres de serem contaminadas nos postos. Muita das vezes, eles não têm nem dinheiro para se locomover. Isso vai facilitar muito”, complementou.

Criar rede

Para que a equipe vá até a casa, o idoso precisa ligar e solicitar o procedimento. Segundo Juruna, deve ser criado o número de telefone para o contato com as equipes. Ele acrescentou que os detalhes do atendimento devem ser concluídos com as equipes de saúde na próxima semana.

“É mais ou menos isso que o secretário vai regulamentar. A pessoa pode ir também no posto mais próximo e solicitar o atendimento para algum parente ou pessoa da rua. É médico vai passar os exames, e depois ligaria ou vá no posto solicitar”, concluiu.

G1 tentou ouvir a Secretaria Municipal de Saúde sobre a lei, mas não obteve retorno até esta publicação.

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + 18 =

Publicidade
Casas De Apostas Online

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento