Conectado por

Educação

Ideb das escolas públicas é quase duas vezes menor que das particulares


Compartilhe:

Publicado por

em

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas públicas e particulares de todo o país. Foram levadas em consideração as médias dos primeiros anos do Ensino Fundamental, dos últimos anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Mato Grosso atingiu as metas estipuladas para o Estado nas duas categorias do Ensino Fundamental, tanto para as instituições públicas quanto nas privadas. No entanto, o índice das escolas privadas ainda é maior em todas as categorias, chegando a quase dois pontos de diferença em um deles.
 
A meta nacional para os primeiros anos do Ensino Fundamental era 5.5, enquanto a dos anos finais era de 5.0 e a do Ensino Médio era de 4.7. As instituições públicas de Mato Grosso ultrapassaram a média nacional apenas nos primeiros anos do Ensino Fundamental, com índice de 5.7.

Já as instituições privadas de ensino ultrapassaram a meta em todas as categorias, com índices de: 7.3 nos primeiros anos do Ensino Fundamental; 6.5 nos anos finais do Ensino Fundamental; e 5.6 no Ensino Médio.

Além da meta nacional, o MEC também estipulou as metas para cada estado. A meta de Mato Grosso para até a 4ª série ou 5º ano era 5.2 (o Estado obteve índice de 5.7), enquanto para até a 8ª série ou 9º ano era 4.4 (MT obteve índice de 4.7) e para até o 3º ano do Ensino Médio era 3.9 (o Estado não atingiu a meta, obtendo índice de 3.2). O índice do Ensino Médio chega a ser duas vezes menor que o das particulares.

Quando analisados os índices combinados entre instituições de ensino públicas e privadas, o índice de Mato Grosso fica em 3.5, ainda abaixo da meta nacional (4.7). Os dados também mostraram que o índice dos anos finais do Ensino Fundamental das escolas públicas (4.7) é quase dois pontos menor que o das particulares (6.5).