Conectado por
Governo de Rondônia

Acre

Ibama vai fiscalizar 10 frigoríficos do Acre suspeitos de abate ilegal

Publicado por

em


Continua após a publicidade

Instituto Brasileiro de Meio Ambiente Recursos Naturais Renováveis (Ibama) quer saber se o Acre está abatendo animais criados em áreas embargadas pelo órgão. O Ministério Público Federal (MPF) solicitou que dez frigoríficos do estado acreano suspeitos da prática sejam fiscalizados.

Em uma lista com 47 frigoríficos, o Acre é o estado com o maior número de estabelecimentos listados. A inspeção foi um pedido do Grupo de Trabalho da Amazônia Legal do MPF. O ofício com o pedido de fiscalizações foi entregue para a presidência do Ibama em abril desse ano.

Na lista, o MPF destacou os frigoríficos que não firmaram o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) no Programa de Carne Legal. O documento foi assinado em 2009 pelas três maiores empresas da área que se comprometeram a não comercializar carne de áreas desmatadas ou quem desrespeita as normas ambientais e trabalhistas.

Os produtores que venderam a carne e os frigoríficos podem sofrer uma infração de R$ 500 por animal, em caso de confirmação. As informações serão encaminhadas para o Ministério Federal. O Ibama tem até junho para concluir esse trabalho.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *