Conectado por

Cuiabá-MT

Hospital São Mateus recebe Certificação em Segurança do Paciente


Compartilhe:

Publicado por

em

O Hospital São Mateus, em Cuiabá teve a Certificação em Segurança do Paciente homologada pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES) que é uma empresa voltada para atividades de diagnóstico e acreditação de organizações e Programas de Saúde, por meio do Sistema Brasileiro de Acreditação/ ONA (Organização Nacional de Acreditação) e pela Metodologia de Acreditação Internacional ACSA.

Essa é a segunda certificação que o Hospital São Mateus recebe desde que começou o processo de Acreditação Hospitalar em 2015. Em 2017 foi re-certificado pela Organização ONA (Organização Nacional de Acreditação), o título é uma espécie de chancela que estabelece padrões de Qualidade e Segurança no nível 1. A certificação do IBES em 2018 corresponde ao nível 2 que é o Acreditado Pleno.

ETAPAS DA ACREDITAÇÃO – O hospital tem que passar por processos para conseguir mudar de nível como instituição acreditada. O nível 1 – Acreditado (ONA 1): ligados a processos que buscam garantir a segurança dos pacientes; Nível 2 – Acreditado Pleno (ONA 2): – Uma organização que obtém esse nível de acreditação, além de cumprir com as exigências de Nível 1, possui um sistema de planejamento e organização focado na gestão integrada (este certificado possui validade de 2 anos) que é o que Hospital São Mateus acaba de conquistar e o Nível 3 – Acreditado com Excelência (ONA 3): “Excelência na gestão” é a premissa norteadora de quem obtém a acreditação neste nível. Além do cumprimento das exigências de níveis 1 e 2, uma organização que detenha essa certificação desfruta de uma cultura organizacional focada na busca contínua da melhoria, com resultados positivos e que alcançam todas as esferas da organização.

Segundo a gerente do Núcleo de Qualidade Vanessa Vitória, o Hospital está cada vez mais investindo em qualidade e na humanização na assistência ao paciente. E a cada nível conquistado serve de estímulo para o próximo que é a Excelência na gestão.

“Quem ganha com a certificação são os pacientes que passam a ter um serviço de saúde com mais qualidade e segurança”, afirma o presidente do Hospital, Dr. Idvaldo Messias.

Publicidade

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento