Conectado por

Saúde

Hospital Materno-Infantil de Barcarena anuncia mais 4 mutirões de mamografia para atender mulheres de Cametá e São Domingos do Capim


Compartilhe:

Publicado por

em

Ação seguirá atendendo mulheres residentes no município de Cametá e São Domingos do Capim em quatro datas do mês de abril.

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), gerenciado pela Pró-Saúde Associação de Assistência Social e Hospitalar, seguirá realizando o mutirão de mamografia em mulheres residentes no município de Cametá em todos os sábados do mês de abril. O primeiro dia de atendimento nesse mês foi no último dia 6. Além dos sábados, na sexta-feira do dia 26, o mutirão será voltado para as pacientes do município de São Domingos do Capim.

As ações são realizadas em parceria com as prefeituras de cada município, localizadas a uma distância com mais de 4 horas de barco e ônibus entre Cametá e São Domingos do Campim até Barcarena. Neste sábado (13), o transporte das pacientes de Cametá será disponibilizado pelo próprio município ao HMIB. Além dos exames, haverá palestra sobre o câncer de mama e a importância do autoexame para as mulheres.

“O mutirão realizado no último final de semana foi um sucesso, atendemos muitas mulheres e vamos continuar a ofertar o serviço. Esta ação está facilitando o acesso das mulheres de Cametá a um exame essencial para a promoção da saúde da mulher e prevenção, já que a mamografia é um importante aliado na detecção precoce do câncer de mama. Agora, as mulheres de São Domingos também terão acesso ao serviço”, comemora Stephanie Valdívia, diretora da unidade.

Resultado de imagem para mamografia

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo de doença mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo e sua incidência aumenta em diferentes países. O Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima que no país, para cada ano do biênio 2018-2019, existam 59.700 casos novos de câncer de mama, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres.

O HMIB, inaugurado em setembro de 2018, atende mulheres gestantes e recém-nascidos, além de principal referência em gestações de médio e alto risco para 11 municípios conhecidos na região do Baixo Tocantins: Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Acará, Ponta de Pedras e Oeiras do Pará. 

A unidade é gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Socia e Hospitalar, desde dezembro de 2017, por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa), e conta com 65 leitos, sendo dez de UTI Adulto, dez de UTI Neonatal, e dez de UCI Neonatal. Em um espaço de seis mil metros quadrados de área construída, existem consultórios, laboratórios de análises clínicas, raio-x, ultrassonografia e mamografia, além de bloco cirúrgico com três salas, e ambiente de recuperação pós-cirúrgico.

Resultado de imagem para mamografia

SOBRE A PRÓ-SAÚDE

A Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Fundada em 1967, como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade (MG), a Pró-Saúde é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos. Tem sob sua responsabilidade 2.068 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos, além de reunir um dos maiores quadros de administradores hospitalares do Brasil, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma entidade qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) que oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros. A entidade faz a gestão de quatro Centros de Educação Infantil, em São Paulo, cidade em que também fica localizada a sua Sede Administrativa.