Conectado por

Amazonas

Hospital de referência para Covid-19 no AM deve ser reaberto com foco em cirurgias eletivas e transplantes, diz governo


Compartilhe:

Publicado por

em

O Governo do Amazonas anunciou que o Hospital Delphina Aziz, na Zona Norte de Manaus, deve ser transformado em um hospital geral de grande porte, especializado em cirurgias eletivas e também de transplante. A unidade tornou-se exclusiva para atendimento de pacientes com Covid-19 diante da pandemia, que já matou mais de 3,4 mil pessoas no Estado.

P U B L I C I D A D E

Com a redução das internações e a necessidade de aumentar a oferta de procedimentos para atender as demandas da rede, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) informou que está elaborando o plano de retomada gradual dos atendimentos não Covid-19 no hospital. Na nova proposta, o Delphina Aziz deixará de ser porta aberta, como era antes da pandemia.

O secretário de Estado de Saúde interino, Marcellus Campêlo, e equipe técnica da secretaria reuniram-se, nesta sexta-feira (14), com a direção da unidade para tratar sobre a reabertura. Depois que o hospital se transformou em unidade de referência para a Covid-19 no Estado, sua capacidade instalada aumentou de 132 para 352 leitos.

Segundo o secretário, a reabertura, com data ainda não definida, deverá iniciar pelo parque de imagem e serviços de laboratório, dando suporte à rede de saúde na área de diagnóstico. Junto com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), a Susam informou que trabalha em um plano para que a unidade também seja referência em atendimentos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), as chamadas doenças sazonais, que costumam aumentar no primeiro semestre.

Leitos ampliados

Por ser referência em atendimento para Covid-19, durante a pandemia, o hospital Delphina Aziz ampliou o número de leitos, de 132 para 352, dos quais 100 somente de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Na última quinta-feira (13), a taxa de ocupação de leitos clínicos estava em 29% e de UTI em 27%.

A reunião contou com a participação da FVS-AM, que está orientando a área técnica em relação aos protocolos de atendimento na reabertura, e do Complexo Regulador do Amazonas. A ideia é que seja criado um protocolo de acesso à unidade, com a triagem de pacientes e separação das áreas destinadas ao atendimento de pacientes com Covid-19 e não Covid-19.

G1

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br