Conectado por

Municípios

Hemopa abre para doação de sangue neste sábado em Belém e mais quatro cidades do Pará


Compartilhe:

Publicado por

em

Além de Belém, que abre as unidades de coleta de sangue aos sábados, as unidades do Hemopa em Castanhal, Marabá, Tucuruí e Santarém também estão funcionando. O objetivo é receber voluntários para reforçar o estoque técnico e assegurar o atendimento transfusional de pacientes internados na rede hospitalar.

Veja os horários de funcionamento das unidades de coleta de sangue neste sábado (22):

  • Belém: os doadores podem se dirigir até as 17 h à sede da Fundação Hemopa, no bairro de Batista Campos, e à Unidade Castanheira, no térreo do Pórtico Metrópole, no KM-0 da Rodovia BR-316.
  • Santarém: o funcionamento para coleta de sangue no Hemocentro Regional de Santarém, no oeste paraense, ocorre até 17h. Na unidade os doadores terão mais um incentivo: carona amiga, que deixará o voluntário em casa.
  • Castanhal: no Hemocentro Regional em Castanhal a ação será das 7 às 17 h. A unidade vai receber os voluntários e grupos de amigos e de instituições parceiras.
  • Marabá: Aos voluntários da doação de sangue o Hemocentro vai abrir de 7h às 15h. A meta será de 60 coletas e a ação terá o apoio do Grupo Vida, de Eldorado dos Carajás.
  • Tucuruí: A ação estratégica está planejada para funcionar de 7h às 17h.

Quem pode doar:

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal); pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde. No momento do cadastro é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).

Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar sangue, mas precisa esperar 30 dias após a cura. Quem manteve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato.

Para quem tomou a vacina Coronavac/Sinovac é preciso esperar 48 horas para a doação de sangue, após cada dose. Já para a vacina Oxford/AstraZeneca, o tempo de espera é de sete dias após cada dose. Se o candidato à doação não souber qual vacina tomou, só poderá voltar a doar sangue após sete dias.

G1.globo.com

Publicidade

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento