Conectado por

Saúde

Hábitos saudáveis e acompanhamento médico podem minimizar os efeitos colaterais de remédios cardiotóxicos em pacientes oncológicos

Publicado por

em

Especialistas trabalham juntos para reduzir os efeitos cardiovasculares e, ao mesmo tempo, obter melhores resultados no tratamento de pacientes com câncer

São Paulo, 24 de setembro de 2019 – Com o avanço da medicina, os tratamentos oncológicos estão cada vez mais modernos, possibilitando que pacientes com câncer ganhem uma sobrevida maior, mantendo a qualidade de vida. Mas, ao mesmo tempo que combatem o câncer, a exposição prolongada a drogas quimioterápicas aumenta a chance do desenvolvimento de doenças cardiovasculares devido ao potencial de cardiotoxicidade.

Para amenizar esse quadro, cardiologistas e oncologistas trabalham juntos para reduzir os efeitos cardiovasculares adversos e, ao mesmo tempo, obter os melhores resultados no tratamento de pacientes com câncer. De acordo com André Gasparoto, cardiologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, as principais manifestações clínicas dos efeitos cardiotóxicos que os pacientes oncológicos podem desenvolver são: insuficiência cardíaca, arritmias cardíacas, hipertensão arterial, hipotensão arterial (pressão baixa), doenças isquêmicas do coração, doença pericárdica e eventos tromboembólicos. Já a radioterapia pode gerar alguns tipos de doenças das válvulas do coração.

O médico ressalta que os efeitos danosos ao coração variam de paciente para paciente conforme os remédios, a dose e o tempo do tratamento. “Não necessariamente todos os protocolos oncológicos geram efeitos cardiotóxicos, especialmente quando o tratamento fica mais restrito ao órgão afetado”, afirma o especialista.

Ele também reforça a importância de o paciente contar com o acompanhamento de um médico de confiança e fazer uma avaliação cardiológica prévia. Além disso, o médico reforça que “manter hábitos saudáveis de vida, ingerir preferencialmente alimentos nutritivos de acordo com as recomendações médicas, praticar atividade física conforme as condições clínicas, evitar a ingestão de álcool, drogas ilícitas e tabaco são as principais medidas a serem adotadas pelo paciente para evitar os efeitos colaterais das drogas”.

Uma avaliação cardiológica inicial dos pacientes que irão se submeter a terapias potencialmente cardiotóxicas também ajudam a minimizar os efeitos colaterais. “É importante inicialmente incorporar a realização de anamnese e exame físico, focados para a área cardiovascular, um eletrocardiograma em repouso e a avaliação basal da função ventricular esquerda pela ecocardiografia, preferencialmente, ou pela ventriculografia radioisotópica”, completa o cardiologista.

Em janeiro de 2009, foi criada a Sociedade Internacional de Cardio-Oncologia, que tem como objetivo unir essas duas especialidades médicas para promover o cuidado adequado ao paciente oncológico. O principal intuito é promover a prevenção, o diagnóstico adequado e o tratamento das doenças cardiovasculares nesse grupo de pacientes, permitindo que estejam em condições ideais para receber o tratamento específico.

Sobre a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo

A Beneficência Portuguesa de São Paulo agora é BP, um polo de saúde moderno e atualizado que valoriza a vida de todos e de cada um. Composto por 4 hospitais com foco em alta complexidade e que atendem diferentes perfis de clientes e outros 3 serviços que contemplam medicina diagnóstica, atendimento ambulatorial e educação e pesquisa, a BP compreende mais de 220 mil m² construídos, 7.500 colaboradores e 4.500 médicos distribuídos em 8 edifícios e cerca de 50 clínicas nos bairros da Bela Vista, onde são concentrados os serviços privados, e da Penha, onde são oferecidos os serviços para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O polo de saúde é composto pelo Hospital BP, referência em casos de alta complexidade, pronto-socorro geral e corpo clínico especializado para clientes de planos de saúde e particulares; pelo BP Mirante, hospital que oferece um corpo clínico renomado, pronto atendimento privativo, hotelaria personalizada e cuidado intimista para clientes particulares e de planos de saúde premium; pelo BP Essencial, hospital que tem foco na qualidade assistencial e oferece acomodações compartilhadas para clientes de planos de saúde básicos e particulares; pelo BP Hospital Filantrópico, que oferece cuidado humanizado e eficaz para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS); pela BP Medicina Diagnóstica, um completo e atualizado centro de diagnósticos e de terapias, que oferece exames laboratoriais, de imagem, métodos gráficos e de todas as outras especialidades diagnósticas; pelo BP Vital, um conjunto de iniciativas da BP com foco em promoção de saúde por meio do cuidado integral, num um olhar atento e acolhedor da instituição para fora dos seus muros, contribuindo para a melhoria das condições de saúde da população como um todo; e pela BP Educação e Pesquisa, tradicional formadora de profissionais de saúde que capacita profissionais por meio de cursos técnicos e de pós-graduação, residência médica, eventos científicos e é responsável por gerenciar mais de 100 estudos e pesquisas na área da saúde com o intuito de contribuir para a evolução da Medicina no País.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *