Conectado por

AL/MT

Guilherme Maluf vai definir postura dentro do PSDB, mas descarta oposição radical ao Governo


Compartilhe:

Publicado por

em

Empossado na sexta-feira (1) para exercer o seu quarto mandato como deputado estadual durante a 19ª legislatura, Guilherme Maluf (PSDB) afirmou que irá se empenhar para permanecer no posto de parlamentar mais produtivo do estado.

P U B L I C I D A D E

“Nos próximos quatro anos eu me dedicarei integralmente à atividade parlamentar, buscando ampliar as discussões sobre temas importantes para o estado e os cidadãos mato-grossenses. Agora, fora da Mesa Diretora, terei mais tempo e mais tranquilidade para debater diversos assuntos e propor legislações. Cada legislatura é uma missão, uma conjectura política. O país passa por mudanças e nós entendemos o recado passado pela sociedade através das urnas: ela quer políticos atuantes, transparentes e é assim que permanecerei sendo nesse novo mandato”, declarou.

Na legislatura passada (2015-2018) Maluf assumiu a presidência da Assembleia Legislativa e, posteriormente, a primeira-secretaria, ocasiões em que pôde implantar diversas mudanças que resultaram em economia de recursos, aumento da transparência e aproximação do Parlamento com a sociedade.

No mesmo período, Maluf também se destacou por sua atuação parlamentar, consolidando-se como o deputado mais produtivo do estado. Foram mais de 2 mil proposições apresentadas e 30 leis de sua autoria sancionadas.

“O foco da minha atuação continuará sendo a saúde, a segurança e a educação, áreas que considero prioritárias. Nos últimos anos, apresentei centenas de proposições visando melhorias nessas áreas e muitas delas foram aprovadas e viraram leis. Não medirei esforços para retribuir, com muito trabalho e dedicação, a confiança do povo mato-grossense”, frisou.

Empenhado em fazer a diferença e contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos mato-grossenses, o deputado reapresentará nos próximos dias cerca de 70 projetos de sua autoria. 

“São projetos muito bons, que preveem melhorias em diversas áreas, mas que não chegaram a ser votados na legislatura passada. Vou reapresentá-los agora porque no início de uma nova legislatura todos os projetos que não foram apreciados ao menos em primeira votação em plenário vão automaticamente para o arquivo”, explicou.

Posicionamento político

Em relação ao posicionamento político que adotará nesta nova legislatura, Guilherme Maluf afirmou que debaterá o assunto com seu partido e com o companheiro de bancada, deputado Wilson Santos, antes de tomar uma decisão. “Vou ouvir bastante o PSDB antes de tomar essa decisão. No entanto, eu nunca fui uma pessoa radical. Eu não sei fazer oposição radical, até porque eu acho que esse tipo de oposição é uma oposição burra e eu não vou fazer isso. Os interesses de Mato Grosso estão em primeiro lugar”, afirmou.

O parlamentar mais produtivo

Nos últimos quatro anos Guilherme Maluf apresentou 231 projetos de lei relevantes, por meio dos quais propôs melhorias às áreas da saúde, educação, segurança, cultura, esporte, habitação e assistência social, entre outras. No rol de proposições de sua autoria constam ainda 91 projetos de resolução, 75 requerimentos, 69 resoluções, 14 projetos de lei complementar e 7 projetos de emenda constitucional.

Do total de projetos apresentados, 30 foram sancionados e transformados em leis que beneficiam os cidadãos mato-grossenses, como a Lei nº 10.664, que classifica como deficiência visual a visão monocular no âmbito do Estado de Mato Grosso, a Lei nº 10.661, que institui a Política Estadual de Fomento ao Voluntariado, e a Lei nº 10.611, que obriga as escolas da rede estadual de ensino a fornecerem merenda escolar adaptada para alunos que possuem algum tipo de restrição alimentar.

Na legislatura passada Guilherme Maluf também atuou ativamente na defesa dos cidadãos mato-grossenses, presidindo duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI’s). Ele foi o autor do pedido para instalação da CPI que apurou denúncias de irregularidades de cobranças e operacionalização dos empréstimos consignados aos servidores públicos estaduais e também presidiu por um período a CPI que investigou desvios de recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Gestão na presidência da ALMT

Durante o período em que respondeu pela presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (2015-2017), Guilherme Maluf realizou feitos inéditos, que resultaram em maior transparência, eficiência e economia de recursos, beneficiando toda a população mato-grossense.

Pela primeira vez na história, a Assembleia Legislativa devolveu R$ 20 milhões ao Governo do Estado para aquisição de 145 ambulâncias, que foram distribuídas aos 141 municípios mato-grossenses para transporte de pacientes. 

Iniciativas adotadas neste período garantiram à Assembleia Legislativa de Mato Grosso o título da mais transparente entre as casas legislativas do Centro-Oeste brasileiro e a 6ª colocada em nível nacional.

Enquanto presidente, Guilherme Maluf também idealizou e implementou o projeto “Assembleia Itinerante: Valorizando o Legislativo”, que tem o objetivo de levar o Parlamento aos municípios mato-grossenses, ofertando aos cidadãos atendimentos gratuitos nas áreas de cidadania, saúde e educação.

(O DOCUMENTO)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br