Conectado por

Saúde

Grávida pode tomar vitamina C?


Compartilhe:

Publicado por

em

vitamina C participa de diversas ações bioquímicas vitais para o organismo. Ela melhora o sistema imunológico, a pele, o humor e evita problemas oftalmológicos e derrames. O nutriente também conta com forte ação antioxidante, combatendo os radicais livres. A vitamina C pode ser naturalmente obtida através do consumo de algumas frutas, como camu camu, acerola, laranjalimão e kiwi, além de verduras como couve e brócolis.

Uma das dúvidas mais frequentes durante a gravidez diz respeito ao consumo de suplementos vitamínicos. Por isso, conversamos com uma especialista no assunto para descobrir se grávidas podem ou não consumir vitamina C. Confira:

Grávida pode tomar vitamina C?

Segundo Ana Paula Aquino, ginecologista e especialista em reprodução humana do Grupo Huntington, a resposta é sim. A suplementação de vitamina C não apresenta possíveis complicações para a saúde fetal. “Contudo, na maioria dos casos, é possível suprir a necessidade diária de vitamina C apenas por meio da alimentação. Ou seja, a suplementação acaba por ser praticamente desnecessária”, explica a especialista.

Quantidade segura de vitamina C na gravidez

Apesar das poucas evidências científicas, o uso excessivo de vitamina C não costuma apresentar riscos à saúde durante a gravidez. “Por via das dúvidas, para quem já faz uso de suplemento vitamínico antes da gravidez e não deseja parar, recomenda-se a ingestão de até 10 gramas de vitamina C por dia“, adverte Ana Paula.

 

Minhavida