Conectado por

Nacional

Governo federal lança programa para levar internet à região Norte

Publicado por

em

O governo federal fez o lançamento do Programa Norte Conectado, no dia 1° de setembro de 2020. O programa vai levar internet banda larga e infraestrutura de telecomunicação para a região norte do Brasil.

Continua após a publicidade

Em um primeiro momento, será realizado um primeiro trecho de backbone de fibra óptica, ligando a capital do Amapá, Macapá, à cidade de Santarém, no oeste do Pará. Depois, o programa seguirá rumo a Manaus até chegar a Tabatinga, no extremo oeste do Estado do Amazonas, na fronteira com a Colômbia.

O Norte Conectado inclui a construção de uma infraestrutura de telecomunicações em fibra ótica, com capacidade superior a 100 gibabytes por segundo e a instalação de pontos de acesso à internet banda larga por satélite. O investimento será de 1 bilhão de reais para atingir mais de 9 milhões de pessoas, moradoras dessa região.

A notícia do lançamento do programa é importante para a população do Norte do Brasil, que em muitos locais não existe nenhum tipo de conexão à internet. De acordo com o governo federal, levar conectividade a essas pessoas é essencial para o desenvolvimento da região.

Assessoria