Conectado por

Amazonas

Governo do Amazonas inaugura primeiro Centro de Educação de Tempo Integral no município de Itacoatiara


Compartilhe:

Publicado por

em

Escola tem 24 salas de aula e atenderá mais de 720 estudantes do Ensino Médio

 O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC/AM), inaugurou, na manhã desta sexta-feira (25/05), o Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Dom Jorge Edward Marskell, no município de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus).

A cerimônia de inauguração contou com a presença do Governador do Estado, Amazonino Mendes; do secretário de Estado de Educação e Qualidade do Ensino, Lourenço Braga; além de demais autoridades, estudantes, servidores e comunitários.

O Ceti Dom Jorge Edward Marskell é o primeiro a ser construído no município e contará com mais de 700 estudantes matriculados no Ensino Médio, na modalidade de tempo integral.

As aulas na escola funcionarão em calendário especial que será definido pela SEDUC, a fim de cumprir a carga horária mínima anual nas escolas, que equivale a 200 dias letivos, conforme estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Durante a inauguração, o governador Amazonino Mendes ressaltou que o Ceti de Itacoatiara é só uma das metas para a educação do Estado.

“Pretendo ainda este ano entregar, no mínimo, mais cinco Cetis no Amazonas. Isso é uma obra belíssima, em que o nosso jovem vai poder fazer os seus estudos em tempo integral, praticando esportes, em uma busca incessante da excelência do ensino. Isto é fazer a escola ser diferencial”, disse.

O titular da SEDUC, professor Lourenço Braga, destacou o compromisso do governador Amazonino Mendes com a educação no Estado.

“Isso foi uma festa da educação e uma festa da esperança. O que a gente viu hoje nos olhos das pessoas, dos professores, dos servidores e principalmente dos estudantes foi a crença no futuro e é isso que move o Amazonino, é isso que movimenta o nosso governo, é a oportunidade de fazer as pessoas voltarem a acreditar em si e no Estado. Isso a gente teve hoje aqui”, afirmou Lourenço.

Estrutura

Equipado com 24 salas de aulas climatizadas, o Ceti de Itacoatiara possui ainda laboratórios de informática e ciências, biblioteca, piscina, campo de futebol, quadra poliesportiva, sala de artes, sala de dança, TV escola, refeitório, além de demais ambientes administrativos.

A gestora da escola, Guiomacy Aquino, afirmou que a inauguração do Ceti em Itacoatiara tem um significado especial para todos no município. “Vai trazer ganhos para os alunos e para os servidores. Para nós, significa avanço, progresso”, disse.

Na inauguração, a escola iniciará o ano letivo com 15 projetos diferenciados nas áreas de Linguagens, Exatas, Humanas, entre outras, e que visam garantir aos estudantes um aprendizado de qualidade.

Patrono – Dom Jorge Marskell nasceu em Hamilton, cidade da província de Ontário, no Canadá, no dia 8 de novembro de 1935. Ordenou-se padre em 1960, aos 24 anos de idade.

Dois anos depois, foi trabalhar em Itacoatiara, mesmo sem ter domínio da Língua Portuguesa. Aprendeu a falar o idioma com os meninos que brincavam em frente à Igreja da Matriz.

Foi ordenado bispo em 30 de julho de 1978. Como padre e como bispo, trabalhou incessantemente em benefício do povo de Itacoatiara, Urucará, Silves, Itapiranga, Urucurituba e Presidente Figueiredo, sempre dando preferência aos mais pobres, aos mais necessitados, aos excluídos da sociedade. Faleceu em julho de 1998, em decorrência de um câncer no pâncreas.

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *