Conectado por

Agronegócios

GenesisGroup e PROMIP constroem aliança para desenvolver a plataforma MIP EXPERIENCE, projeto que une produção e varejo para validação das boas práticas agrícolas, segurança e qualidade dos alimentos


Compartilhe:

Publicado por

em

O GenesisGroup, líder de soluções em testes, inspeções, análises, certificações para o Agro Alimento, através da Paripassu e do laboratório de análises AgroSafety, empresas que fazem parte do Grupo, realizam com a PROMIP, a Plataforma MIP EXPERIENCE, uma iniciativa pioneira que tem como intuito proporcionar ao agricultor uma interação direta com práticas e tecnologias inovadoras voltadas para o manejo sustentável e economicamente viável em cultivo protegido e campo, com benefícios do campo à mesa do consumidor.

Como gestora da área e idealizadora da plataforma, a PROMIP, empresa que se destaca no mercado pelo seu portfólio composto por biodefensivos e serviços especializados para programas de MIP, é responsável pela coordenação no local de produção com acompanhamento técnico e aplicação das estratégias de manejo.

A Paripassu, especializada em soluções de tecnologia para a rastreabilidade de alimentos, à automatização da inspeção de qualidade de produto e processos, e a integração da informação de monitoramento laboratorial de alimentos, mantém seu propósito de organizar as informações da produção à comercialização de forma a facilitar o desenvolvimento da cadeia produtiva de alimentos perecíveis. “Estamos aproximando o conhecimento técnico de um processo produtivo correto, seguro, com controles e registros organizados, base de pesquisa e inovação das empresas envolvidas, com o objetivo de compartilhar práticas para a entrega de um alimento saudável. Isto significa ambiente, pessoas, processos e produtos integrados e respeitados”, informa Giampaolo Buso, diretor da PariPassu.

“A Agrosafety investe em análises laboratoriais para validação da qualidade dos alimentos. Para nós, é muito importante fazer parte deste projeto, pois o mercado e o consumidor estão mais exigentes e atentos a aspectos de qualidade e de segurança alimentar e isso impulsiona processos mais eficientes. O AgroSafety será extremamente importante nesse processo, pois utiliza a mais moderna tecnologia de análises disponível e tem o respeito das empresas e da comunidade científica”, diz Adauto da Silva, diretor comercial do Agrosafety.

O GenesisGroup também utilizará o seu serviço de certificação (plataforma Certifique AGRO) para auditar a área, informa o CEO Nelson Bechara. “O MIP EXPERIENCE tem inúmeros benefícios para o produtor e para o consumidor, na medida em que avalia as tecnologias disponíveis para produção e entrega de alimentos seguros, além do respeito às questões socioambientais. É um projeto que gera valor aos agentes da cadeia de abastecimento. Compartilharemos com o mercado ensaios sobre processos produtivos que atendam à demanda da sociedade para alimentos seguros para o consumo”, enfatiza Bechara, ressaltando que esta é uma união de empresas especialistas trabalhando juntas para inovar e disponibilizar conhecimento da cadeia de produção.

Marcelo Poletti, CEO da PROMIP, ressalta que a plataforma MIP EXPERIENCE está sendo construída sobre o alicerce do MIP com ênfase e destaque para o uso de biodefensivos e outras ferramentas de baixo impacto ambiental. O objetivo da plataforma é capacitar e habilitar agricultores que desejam otimizar seus resultados através de um sistema diferenciado de produção, que atenda a demanda do consumidor exigente em qualidade e segurança alimentar. “O varejo está em busca de fornecedores diferenciados, e o selo obtido a partir da adesão à plataforma será uma forte credencial de destaque para os agricultores que aderirem ao MIP EXPERIENCE”, destaca Poletti.

Assessoria