Conectado por

Mundo

Gêmeos siameses de Mali ganham esperança de vida no hospital Sidra Medicine, no Catar


Compartilhe:

Publicado por

em

 Os médicos do primeiro hospital especializado materno infantil do Catar, Sidra Medicine, separaram com sucesso gêmeos siameses, pela primeira vez no país. A cirurgia estabelece uma alternativa para pacientes, os quais anteriormente tinham oportunidades limitadas para o tratamento bem-sucedido e cuidados com doenças pediátricas complexas na região.

Para visualizar o comunicado para a imprensa em multimídia, clique em: 
https://www.multivu.com/players/uk/8422651-conjoined-twins-find-new-lease-on-life/

Os gêmeos eram ligados pelo fígado e pela porção inferior do esterno – considerado um dos tipos de maior risco da fusão, pois cada um dos bebês precisa de um fígado próprio, totalmente funcional, sem comprometer o outro. Globalmente, gêmeos siameses ocorrem uma vez em cerca de 200.000 nascimentos. Gêmeos onfalópagos, aqueles que estão unidos pelo ventre e pelo fígado, são alguns cuja separação é mais complexa.

Com liderança do Dr. Mansour Ali, chefe do departamento de cirurgia pediátrica e do Dr. Abdalla Zarroug, chefe da divisão de cirurgia geral e torácica pediátrica, os meninos gêmeos, de quatro meses de idade, foram separados por uma equipe de 10 cirurgiões e anestesiologistas, durante um procedimento que durou nove horas.

“Através da bem-sucedida separação dos gêmeos siameses, um dos mais complexos procedimentos cirúrgicos que existem, estamos orgulhosos por demonstrarmos o calibre de nossa equipe multidisciplinar apenas um ano depois de inaugurarmos nossa unidade hospitalar. A cirurgia é tanto um marco para o hospital quanto para os cuidados de saúde no Catar”, disse o Dr. Mansour.

A menos de 10 dias depois da separação, Hamad e Tamim estão se recuperando e a expectativa é que tenham vidas normais e independentes.

“Combinada com o acesso às mais recentes tecnologias para apoiar o planejamento pré-cirúrgico e sua realização, temos a vantagem de ter alguns dos principais especialistas pediátricos de todo o mundo em cirurgia torácica e geral, urologia, craniofacial, plástica, anestesiologia e cirurgia robótica. O fato de termos conseguido usar estes recursos para oferecer serviços pediátricos cirúrgicos, os quais não existiam anteriormente na região, é a razão de estarmos aqui”, disse o Dr. Zarroug.

A cirurgia foi planejada e ensaiada durante meses, com um conjunto completo de mais de 150 funcionários médicos e de apoio, o qual passou por mais de 30 horas de simulação para minimizar os riscos e melhorar os resultados para os pacientes. A tecnologia de ponta de impressão em 3D do Sidra Medicine ajudou a criar um modelo do abdômen e do fígado dos meninos, para dar assistência ao planejamento pré-cirúrgico.

O pai disse: “Tentamos explorar opções internacionais para a cirurgia até que descobrimos o Sidra Medicine. Estamos imensamente gratos ao Governo do Catar, à Hamad Medical Corporation e ao Sidra Medicine por seus incansáveis esforços para salvarem as vidas dos nossos meninos”.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento