Conectado por

Direto de Brasília

FUNASA: Mauro Nazif apresenta projeto em favor de servidores da extinta Sucam


Compartilhe:

Publicado por

em

O deputado Federal Mauro Nazif (PSB/RO),  apresentou a PEC 101/19, que concede plano de saúde aos servidores da ex-SUCAM, atual FUNASA, que de forma direta e indiretamente manusearam o inseticida Dicloro-Difenil-Tricloroetano – DDT, em estratégia de saúde pública, no combate e controle da malária, dengue, chagas e outras endemias.

Os trabalhadores que manuseavam o DDT, não tinham qualquer tipo de equipamento de proteção. “Esses servidores tinham e ainda têm as mais diversas doenças, dos tipos: neurológicas, hepáticas, hematológicas e neuropatias diversas”, explica Nazif.

De acordo com dados de óbitos referentes a servidores que utilizaram o DDT, o tempo de vida médio é de 55 anos, após longa exposição. “É um anseio de todos eles, o direito ao plano de saúde, já que não há qualquer tipo de assistência do Governo Federal”, relata Nazif.

 “É preciso fazer justiça para com os homens da SUCAM, e muitos deles já se foram. São agentes de saúde, condutores de lanchas, motoristas e agentes de endemia. É necessário trata-los com respeito e dignidade”, conclui Nazif.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *