Conectado por

Saúde

Fonoaudióloga orienta sobre convivência familiar durante a pandemia

Publicado por

em

Durante a pandemia do coronavírus, famílias estão tendo o tempo de convivência maior dentro de casa por conta do isolamento social e isso tem gerado, em alguns casos, stress e dificuldades no relacionamento, principalmente com falhas na comunicação com familiares que usam aparelhos auditivos. Isso por que com o uso da máscara, pessoas com problemas de surdez estão ainda mais com dificuldade de entendimento no dia-a-dia.

Continua após a publicidade

Segundo a fonoaudióloga da Audax Aparelhos Auditivos, Samia Helena Ribeiro, as pessoas devem ter mais paciência no convívio social com familiares que possuem dificuldade para ouvir.


“Com o uso de máscara dentro de casa, pessoas que usam aparelhos auditivos podem ficar mais irritadas e com dificuldades no entendimento e na comunicação, pois o volume da fala fica abafado e mais baixo além de que a pessoa não consegue fazer a leitura labial, como ocorria antes da pandemia”, alerta Samia.

Ribeiro aconselha que os familiares possam tem uma dose maior de paciência com essa dificuldade que vem acontecendo e pede que as pessoas que convivem com familiares que usam aparelho auditivo possam ser pacientes, falar mais alto e de forma pausada, facilitando assim a comunicação e evitando brigas no cotidiano.

A maioria dos casos das pessoas que usam aparelhos auditivos possuem mais de 60 anos e estão no grupo de risco e o uso da máscara se faz importante para que haja prevenção do coronavírus, finaliza Ribeiro.
ASSESSORIA