Conectado por

Geral

Flexibilidade e conhecimento do negócio são fundamentais para as insurtechs


Compartilhe:

Publicado por

em

Em um painel com grande presença do público no CQCS Insurtech & Inovação, Marcelo Blay, fundador e CEO da Minuto Seguros; André Gregori, CEO da Thinkseg; e Henrique Volpi, CEO e co-fundador da Kakau, falaram sobre os desafios, as dificuldades e os aprendizados que passaram ao montar uma insurtech.

Entre os principais pontos, Blay afirmou que é necessário “pensar grande”, mas também é preciso gerar receita rapidamente, já que muitas empresas “quebram por falta de caixa”. Segundo ele, montar uma empresa do zero é uma “montanha russa de emoções”, dizendo que é necessário se preparar para grandes decepções durante o caminho. 

Falando especificamente das insurtechs, o executivo comentou que o ideal é trabalhar conjuntamente com as seguradoras. Além disso, o conhecimento do negócio que se está inserido é fundamental. “Muita gente não sobreviveu neste mercado porque entende muito de tecnologia, mas muito pouco de seguros”, disse o CEO. 

Falando especificamente sobre a Minuto Seguros, ele explicou que a empresa conseguiu atrair clientes que ainda não tinham seguros, e um dos principais quesitos foi o suporte telefônico dado aos consumidores. “Há um trabalho educativo para explicar toda a terminologia”, afirmou. “Tentamos traduzir do ‘segurês’ para o português”, o que acaba dando mais confiança para o cliente.

Já o CEO da Thinkseg, André Gregori, disse que, para começar um novo negócio, é essencial ter vontade e coragem. “Se não tiver vontade, não tiver sonho, não tiver brilho nos olhos, não adianta”, disse. Outro ponto importante ao montar uma startup é a flexibilidade, já que o mercado muda rapidamente. “Já mudamos diversas vezes o nosso modelo”, disse Gregori. “A graça é errar e mudar rápido”. Além disso, Gregori também pontuou que uma característica importante ao começar uma empresa é ter humildade. “Não existem verdades absolutas”.

“Quem aqui já ficou em frente a uma seguradora, esperando o lançamento de um novo produto?”, questionou Henrique Volpi, co-fundador da Kakau, citando o caso de empresas como a Apple. Para ele, o objetivo é trazer essa relação de admiração do cliente com a empresa para o ramo de seguros.

“Estamos humildemente tentando, porque não há receita pronta”, afirmou Volpi, lembrando também que, quando foi apresentar a Kakau para a Susep (Superintendência de Seguros Privados), ficou com tanto medo que levou um advogado. “Pensei que ia parar em Bangu 1 ou Bangu 2”, disse. No fim das contas, Volpi conta que foi bem recebido e até elogiado na autarquia, já que foi uma das primeiras empresas, dessa nova geração de insurtechs, que foram procurar o órgão público antes de lançar o produto. 

O executivo também disse que esteve na Inglaterra recentemente e que as tecnologias brasileiras são elogiadas fora do país. Ele acredita que é possível empreender com tecnologia no Brasil, e que existem muitas oportunidades para os corretores. “Vocês [corretores] são os que mais conhecem o mercado, e são muito mais leves e ágeis do que as empresas grandes”, afirmou, dizendo que os profissionais podem ter acesso a tecnologias até superiores àquelas que são utilizadas pelas grandes companhias.

 

SERVIÇO:  

CQCS Insurtech & Inovação – O maior encontro de inovação em seguros da América Latina
QUANDO: dias 01 e 02 de agosto de 2018
ONDE: Villa Blue Tree – Rua Castro Verde, 266 Chácara Santo Antônio São Paulo/SP
INFORMAÇÕES: www.cqcsinsurtech.com.br

SOBRE O CQCS INSURTECH & INOVAÇÃO

O maior encontro em inovação de seguros da América Latina acontecerá na cidade de São Paulo, nos dias 1º e 2 de agosto. O CQCS Insurtech & Inovação reunirá as mais modernas seguradoras do mercado, insurtechs, aceleradoras, investidores e empreendedores do setor, além de representantes da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP); da Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP); e da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF).

Entre os palestrantes confirmados estão nomes como Caribou Honig, Chairman da InsureTech Connect; Iván Ballón, Desenvolvedor de Negócios da América Latina e Ibéria da FRISS; Josep Celaya, diretor Corporativo Mundial de Inovação da MAPFRE; Ingo Weber, CEO da Digital Insurance Group; Marcelo Blay, fundador e CEO da Minuto Seguros; Andre Gregori, CEO & CET da Thinkseg; Heverton Peixoto, CEO do Zim; entre outros. Para saber mais, acesse http://cqcsinsurtech.com.br/.