Conectado por
Governo de Rondônia

Economia

Financiamento de imóvel e veículo: Qual compensa mais?

Publicado por

em


Continua após a publicidade

O sonho de ter a casa própria andam lado a lado ao sonho de ter o automóvel dos sonhos, mas dependendo do seu orçamento, realizar um financiamento imobiliário e financiar um automóvel ao mesmo tempo é impossível.

É sempre importante ter em mente que realizar os dois sonhos lhe custará muito tempo de planejamento e uma disposição financeira que garanta que o bem seja adquirido sem imprevistos e ou inadimplência. Mas qual compensa mais investir primeiro?

Aqui você irá saber os prós e contras de cada um e no final poderá dar o primeiro para para a realização do sonho, seja para conquistar um imóvel ou um automóvel.

Analise sua situação financeira e invista seu dinheiro

A primeiro momento, antes mesmo de escolher qual bem você irá escolher, é importante analisar toda a sua situação financeira. Financiamentos imobiliários ou de veículos custam uma certa disposição financeira, e se você não possuir isso no momento, é importante se planejar antes.

Mesmo que a instituição financeira financie uma porcentagem do valor do seu carro ou casa, é importante lembrar que na maioria dos casos o valor não é 100% financiado, e no dia que você assinar o contrato, é importante ter pelo menos 10% do valor em mãos para dar de entrada.

Então antes de assinar qualquer contrato ou até mesmo pedir um empréstimo, analise sua situação financeira.

Outro ponto importante é ter em mente que você não está gastando dinheiro, você está investindo, sendo assim, é bacana fazer uma boa decisão antes de escolher o que será mais fácil de pagar ou até mesmo aquele que obtiver menos parcelas.

Investindo em um automóvel

Ter um carro nos dias de hoje é uma necessidade, principalmente para quem mora em cidade grande e precisa percorrer um longos caminhos durante toda a semana, seja de casa para o trabalho, faculdade ou qualquer outro lugar.

Com um carro temos mais conforto e segurança para a família toda! Mas além de todos os benefícios, é importante pontuar os pontos de desvantagens em escolher um carro para financiar.

Assim como os imóveis, um automóvel também possui suas exigências. Abastecê-lo é uma exigência recorrente, além disso é importante lembrar que ele precisa de vistoria, mecânica, seguro, licenciamento, IPVA e entre outros gastos que você terá durante o período de uso.

Investindo em um imóvel

Conquistar o imóvel próprio é uma grande aquisição, além disso, o seu dinheiro não será desperdiçado! Isso porque esse é um investimento que dificilmente irá se desvalorizar.

Apesar do apartamento ou casa precisar de alguns ajustes quanto à reforma, todo dinheiro gasto em torno deste bem é um investimento! Se a primeiro momento você quiser morar no seu imóvel adquirido, isso trará muito mais qualidade de vida para você e sua família.

Mas se no futuro você quiser alugar a casa, você terá um retorno muito bom e poderá até resgatar todo o seu dinheiro investido no espaço, se você souber fazer uma boa economia. Mesmo que a aquisição de um imóvel seja uma conquista bem maior, fazer um investimento imobiliário pode ser uma ótima alternativa a longo prazo.

Imóvel ou automóvel, qual financiar primeiro?

Escolher fazer um financiamento imobiliário ou de um veículo é uma escolha que vai depender muito da sua situação atual e de suas necessidades.

Independente de qual você escolher, é importante saber que ambos lhe custaram um tempo de planejamento e uma disposição financeira maior. Mesmo que uma instituição financeira aprove o seu financiamento, é importante lembrar que é muito difícil um bando financiar 100% o valor da casa ou do carro.

Outro ponto importante para se ter em mente é saber quando você está gastando o seu dinheiro e quando está investindo. Se atualmente você não possui uma casa própria e nem um carro, é importante pensar o que causará efeitos positivos a longo prazo.

Então antes de fechar qualquer contrato ou até mesmo pedir um empréstimo, leve em consideração todos os pontos apontados aqui e veja o que se encaixa melhor na sua situação financeira e o que te beneficiará no futuro.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *