Conectado por

Economia

FINANÇAS – Qual a importância dr ter uma reserva de emergência?


Compartilhe:

Publicado por

em

Todos podem estar sujeitos a imprevistos, pois nunca se sabe a hora que será necessário um dinheiro extra. Para não ficar dependente de terceiros, como empréstimos bancários ou amigos que emprestem dinheiro, o ideal é ter uma reserva de emergência, sendo essa a melhor solução ao se deparar com algum imprevisto, além de ser uma boa alternativa para construção de um patrimônio financeiro.

“A reserva de emergência tem características de longo prazo. Essa reserva precisa ser entendida como uma ajuda para as necessidades que não estavam previstas. O certo é que esse estoque nunca deixe de existir e que ele componha uma parte também da reserva de aposentadoria, pois é o total do montante que se está acumulando”, explica André Bona, Educador Financeiro do Blog de Valor. O esperado e aconselhável é que a reserva emergencial seja capaz de cobrir e manter o padrão de vida por aproximadamente seis meses ou até que ofereça uma tranquilidade por cerca de um ano. A construção de uma reserva de emergência é a melhor maneira de se preparar para imprevistos, ao mesmo tempo que garante proteção. Quanto maior o estoque financeiro, maior será a calmaria e menor as chances de recorrer a outras pessoas ao se deparar com imprevistos.

Para investir esse dinheiro guardado o Educador Financeiro indica investimentos com menores riscos e uma maior liquidez. “Permitir que tenha mais facilidade e velocidade de resgate do dinheiro investido é um diferencial. O mais importante é ter uma carteira diversificada, onde se possa contar com diferentes formas de aplicações para necessidades distintas”, finaliza Bona.

Sobre André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a melhorar a rentabilidade de seus ativos. Durante anos, foi sócio da Valor Investimentos, uma das maiores empresas de assessoria de investimentos no país. Atualmente participa do programa de Educação Financeira do BTG Pactual Digital, sendo a plataforma do maior banco de investimento da América Latina

Como um dos Educadores Financeiros mais conhecidos do país, possui mais de 100 mil inscritos em seu canal no YouTube. É criador do método “O Investimento Perfeito”, cuja filosofia e diferencial constam no fato de que as decisões de investimento são tomadas em função de projetos pessoais de cada um.

Sobre o Blog de Valor

Criado em 2011 com a iniciativa de André Bona, o Blog de Valor, tem como missão contribuir para que as decisões financeiras de seus leitores se tornem cada vez mais conscientes, trazendo melhor qualidade de vida financeira através de uma linguagem simples e direta.

Em 2012 iniciou o canal de vídeos na internet e em 2015 foi convidado para participar do programa de desenvolvimento do YouTube, com executivos da sede da empresa no Califórnia – USA. A sua produção educacional tem sempre como finalidade auxiliar pessoas e famílias a compreender melhor o mercado financeiro, por meio de conteúdos de fácil linguagem. Hoje seu canal possui mais de 100 mil inscritos, sua página no Facebook possui mais de 90 mil seguidores. Além disso, outros 70 mil leitores recebem newsletter do blog por e-mail semanalmente.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *