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Saúde

Festa Junina em casa: Veja maneiras saudáveis de consumir alimentos típicos sem comprometer a dieta


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As festas juninas este ano sofreram restrições devido ao isolamento social, mas nada impede que as famílias comemorem em casa a data tão esperada por todos, com os produtos típicos da época. 
 
Segundo a nutricionista do Fort Atacadista, Glaucia Stasiak, é possível pensar em quitutes saborosos e saudáveis sem comprometer a dieta, já que a época é marcada por alimentos típicos, em geral, à base de milho, amendoim, coco, batata-doce, mandioca, pinhão e bebidas quentes, como vinho e o quentão feito de cachaça e gengibre. “Podemos reduzir ou trocar alguns ingredientes sem perder o sabor do momento”, frisa.
 
A nutricionista diz que diminuir a quantidade de açúcar, gordura e sal das preparações e dar preferência aos ingredientes in natura ou minimamente processados auxilia na melhor absorção. “Outra importante dica é comer devagar, dessa forma o organismo dará sinais mais claros de estar saciado”, orienta.
 
Para aqueles que querem aproveitar os alimentos típicos das festas juninas, sem descuidar da saúde, a nutricionista separou algumas dicas de benefícios e de como consumir.
 
O milho verde, um dos produtos mais utilizados pela culinária, possui carboidrato com muita fibra, mas deverá ser consumido com pouco sal e sem manteiga. O cuscuz é um dos pratos queridinhos das festas juninas. Neste caso, a versão preparada com legumes, ovos e atum pode ser uma boa escolha. 
 
Compondo a mesa de delícias, vem a batata doce, rica em carboidratos e vitaminas, podendo ser cozida ou assada. E as receitas com leite de coco também são bem-vindas. “Esse ingrediente é muito rico em ácido láurico, que combate o colesterol ruim, afasta inflamações e contribui na manutenção do peso”, comenta Glaucia.
 
Outro alimento bastante procurado para os arraiais é o amendoim, considerado calórico, mas que contém gordura boa. A indicação é dar preferência aos torrados em casa e com casca, pois os industrializados possuem muito sódio. 
 
Já o pinhão, rico em fibras e minerais, possui gorduras boas como o Ômega 6 e 9, além de ter em sua composição um ácido chamado pinoleico que atua como inibidor de apetite. “É importante dar preferência na versão cozida em água”, ressalta. 
 
“O importante  é  ter em mente que o consumo exagerado de alimentos sempre trará resultados negativos para a saúde, por isso consuma de forma moderada e mantenha seu corpo hidratado”, alerta a nutricionista. 
 
Quanto às bebidas, o vinho é recomendado. “O consumo moderado faz bem ao coração, além disso, é rico em flavonóides e resveratrol, antioxidantes que combatem os radicais livres”, finaliza.
 
A linha MaCool, por exemplo, é exclusividade do Fort Atacadista e está com valores promocionais em sua lâmina digital, com pagamento facilitado em até 4 vezes sem juros, pelo Vuon Card, até o dia 31 de agosto. 
 
Todos os produtos típicos das festas juninas podem ser encontrados nas lojas da rede Fort Atacadista em Cuiabá, nas avenidas Miguel Sutil e Fernando Corrêa da Costa, e em Várzea Grande, na avenida da FEB.
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