Conectado por

Geral

Federação do Comércio implanta primeiro painel de Mato Grosso


Compartilhe:

Publicado por

em

Mato Grosso terá seu primeiro Impostômetro. Para dar transparência à arrecadação de tributos um painel fixo será instalado na sede da Fecomércio/MT, que diariamente vai informar quem passa pela Avenida Historiador Rubens de Mendonça – mais conhecida como Avenida do CPA – a quantidade de impostos arrecadada pelo município, Estado e país, por meio dos contribuintes mato-grossenses.

Segundo dados da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob), circulam pela Avenida, na altura do Centro Político Administrativo, aproximadamente 60 mil veículos todos os dias.

De acordo com O Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) de 1º de janeiro de 2019 ao dia 28 de março de 2019, os mato-grossenses geraram R$ 8,36 bilhões em impostos. As cifras geradas aos cofres públicos são 6,7% acima dos mais de R$ 7,83 bilhões acumulados em igual período do ano passado. Assim como em 2018, os brasileiros terão de trabalhar 153 dias no ano para pagar impostos.

Com mais de 18 metros quadrados, o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-MT inaugura no próximo dia 4 de abril, às 8 horas, o primeiro Impostômetro no Estado, aos moldes do que existe há anos na cidade de São Paulo, na região do Centro velho da capital paulista.

Para o presidente da Fecomércio/MT, José Wenceslau de Souza Júnior, o telão de 6,4 metros de comprimento e 2,88 metros de altura visa chamar à atenção da população que passa pela região e mostrar o valor já pago em tributos municipal, estadual e federal.

“Informar à população do quanto pagamos de impostos é um dos papeis da Federação. Precisamos mostrar os tributos embutidos em nossos produtos vendidos e nos serviços oferecidos à sociedade mato-grossense. As novas reformas, em especial a tributária, precisa dar melhores condições aos empresários, prezando pelo livre mercado e menor interferência do governo na economia, seja municipal, estadual e federal”, disse o presidente.

O telão, instalado precisamente entre a Administração Regional do Senac em Mato Grosso e a própria Fecomércio/MT, irá divulgar também as ações desenvolvidas pelo Sistema Federação do Comércio, Sesc e Senac no Estado, a previsão do tempo e a situação do trânsito na capital mato-grossense.

IMPOSTÔMETRO – O Impostômetro considera todos os valores arrecadados pelas três esferas de governo a título de tributos: impostos, taxas e contribuições, incluindo as multas, juros e correção monetária.

O levantamento utilizado das arrecadações federal é da Receita Federal do Brasil, Secretaria do Tesouro Nacional, Caixa Econômica Federal, Tribunal de Contas da União, e IBGE. As receitas dos estados e do Distrito Federal são apuradas com base nos dados do CONFAZ – Conselho Nacional de Política Fazendária, das Secretarias Estaduais de Fazenda, Tribunais de Contas dos Estados e Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda. As arrecadações municipais são obtidas através dos dados da Secretaria do Tesouro Nacional, dos municípios que divulgam seus números em atenção à Lei de Responsabilidade Fiscal, dos Tribunais de Contas dos Estados.