Conectado por

Agronegócios

Fazenda em Jaciara em Mato Grosso concilia produção com responsabilidade ambiental


Compartilhe: Entre no nosso grupo do Whatsapp

Publicado por

em

Uma fazenda no município de Jaciara, a 142 km de Cuiabá, trabalha desde 1999 aliando a preservação do meio ambiente e a produção de grãos e criação de gados.

O produtor Jorge Shinoca diz que o trabalho começou entre os anos de 1999 e 2000. “Quando nós adquirimos a propriedade era uma outra realidade. Eram pastagens degradadas e erosão. Também não havia recuperação de nascentes e nem das áreas de preservação permanentes (APPs)”, lembrou.

Segundo o produtor, tudo na fazenda era pastagem degrada. “Aqui tinha uma erosão, mas era o local que o gado precisava descer para ter acesso à água. Nós cercamos a área onde tinha vegetação e começamos a cuidar das erosões, deixamos tudo no natural. Com o tempo, a natureza fez com que as margens do rio fossem recuperadas”, destacou.

Jorge conta que na propriedade há uma cabeceira do rio Prata, um dos mais importantes do sul de Mato Grosso e a área estava toda degradada.

Hoje na propriedade há uma floresta de eucalipto, que ajuda na qualidade do ar e ajuda na recuperação das áreas degradadas. “É uma área de integração da Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF). Aqui depois nós plantamos agricultura e semeamos o capim”, disse.

Sustentabilidade

O produtor disse que sua geração depredou a natureza, mas que ele tem a consciência de que é necessário reconstruir o que foi desfeito. “A nossa geração de agora é a da preservação, da conservação e da recuperação daquilo que nossos pais fizeram” disse.

Jorge disse que seu neto é a motivação para continuar o trabalho. “O meu neto ele vai dar continuidade no trabalho que o avô fez. Esse é o meu orgulho. Eu trago meu neto na fazenda e mostro que daqui saí a água que nós tomamos. Então, ele já está aprendendo, é uma outra vida, diferente da nossa que pensava em ‘produzir, produzir e produzir'”, destacou.

Segundo ele, o orgulho é de que está produzindo da maneira correta e que a próxima geração dará continuidade ao trabalho.

G1.globo.com

Publicidade
CRÉDITO JÁ - EMPRÉSTIMOS
Casas De Apostas Online

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento