Conectado por

Aripuanã

FANTÁSTICO: Operação em garimpo ilegal em Aripuanã provoca ira e ameaças em grupos – veja


Compartilhe:

Publicado por

em

conflito durante o fechamento do garimpo de Aripuanã, em Mato Grosso, foi destaque do Fantástico deste domingo (13). O programa mostrou detalhes dos confrontos entre as forças de segurança e os garimpeiros em vários estados, incluindo Mato Grosso.

A reportagem teve acesso a áudios de grupos virtuais destes trabalhadores. Neles, ora se mostram otimistas com o governo Jair Bolsonaro (PSL) e ora estão revoltados com as ações contra os garimpos ilegais e também desmatamento.

Uma comitiva de Serra Pelada, de Rondônia, de Roraima e de Mato Grosso chegou a ser recebida pelo presidente em 1º de outubro. “A gente vai chegar no final da linha”, promete Bolsonaro, deixando o grupo otimista. Uma nova reunião acontece, mas o tom já é outro.

Quase simultaneamente é deflagrada a 2ª fase da operação Trype, em Aripuanã (MT). A ação, deflagrada na segunda (7), foi liderada pela Polícia Federal e contou com o apoio do Bope e de servidores do Ibama e da SEMA. A destruição dos maquinários enfureceu os garimpeiros.

O Fantástico mostrou imagens de garimpeiros arrastando carros em Aripuanã e também cercando o delegado Carlos Henrique Cotta D’Ângelo, responsável pela operação. Em um dos momentos mais tensos até a implosão do local e destruição do acampamento, houve confronto entre um garimpeiro e o Bope – ele acabou morrendo.

Nos 20 grupos de WhatsApp – que reúnem cerca de 5 mil garimpeiros, segundo o administrador da maior parte deles, Vilela Inácio de Oliveira – pipocam áudios com críticas e ameaças de incêndios e até mortes. “O garimpeiro pode muito bem sequestrar um helicóptero e meter gasolina nele e botar fogo”, diz um dos garimpeiros, que depois completa: “E matar também. Tem que ir todo mundo armado, não adianta ir de mão abanando não”

Se mostram inconformados com o fechamento do local e criticam a inércia de Bolsonaro. “Vai dizer que o Bolsonaro não tem nada haver com essas queimas, isso é mentira”, diz outro. A reportagem cita ainda o fechamento de outro garimpo, desta vez em Espigão D’Oeste, Rondônia.

Em nota, o governo federal diz que a operação Verde Brasil já aplicou R$ 90 milhões em multas e que 112 pessoas foram detidas.

Trype

A primeira fase havia sido deflagrada em 26 de setembro. À época foram cumpridos mandados de prisão em Juína, Aripuanã, Alta Floresta e Paranaíta. A operação tem ligação com o ouro que foi localizado em um avião em Aripuanã em junho deste ano. As investigações da PF iniciaram após prisão feita pela Policia Militar.  A corporação conseguiu apreender uma carga de 6,5 quilos de ouro.

VEJA AINDA:

ARIPUANÃ: Garimpeiros tentam voltar de forma clandestina para local de extração de ouro alvo…

Os agentes do Serviço de Operações Especiais (SOE) do Sistema Penitenciário, que dão apoio a ‘Operação Trypes,’ que ocorre em uma área de extração…

Amazônia Real: Ouro, morte e apoiadores de Bolsonaro elevam tensão em garimpo no Aripuanã/MT

Cuiabá (MT) – A notícia de que havia pepitas de ouro raso “brotando do chão” na Serra do Expedito, a 25 quilômetros da cidade de…

Casos de malária aumentam 195% após instalação de garimpo ilegal em Aripuanã (MT)

Um levantamento feito pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) aponta que os casos de malária aumentaram 195%, entre 2018 e 2019, em Aripuanã,…

GARIMPO: Senador Wellington Fagundesbusca solução para conflitos em Aripuanã

Durante sessão do Congresso Nacional nesta quarta-feira, 9, o senador Wellington Fagundes externou preocupação com a situação de conflito entre garimpeiros e forças federais…

Prefeito de Aripuanã decreta situação de emergência após garimpeiros ocuparem ruas da cidade

Depois da desocupação do garimpo ilegal pelas forças de segurança, o prefeito Jonas Rodrigues da Silva, o Jonas Canarinho (PR), de Aripuanã, 976 km…

ARIPUANÃ: Família reconhece corpo de garimpeiro morto pelo Bope com 2 tiros no peito

A família de José Maria dos Santos, 45 anos, de Rondônia, baleado com 2 tiros no peito e morto na segunda (7) em confronto…

Operação Trypes: 2ª fase resulta na destruição de maquinário e implosão das cavas em…

A Polícia Federal, atuando desde segunda-feira, 07 de outubro, na 2ª fase da Operação Trypes em cooperação conjunta com forças de segurança do Estado…

VÍDEO: Operação Trypes resulta na destruição de maquinário em garimpo de Aripuanã

Forças policiais estão atuando desde segunda-feira, 07 de outubro, em Aripuanã. é a 2ª fase da Operação Trypes em cooperação conjunta com forças de…