Conectado por

Porto Velho

ESTRADA DE FERRO: Prefeitura de Porto Velho faz parceria para recuperação da litorina


Compartilhe:

Publicado por

em

Empresa Autovema já começou os serviços de revitalização e previsão é que em 90 dias o passeio volte a acontecer em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Subsecretaria de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur) e Fundação Cultural (Funcultural), por meio do vereador Aleks Palitot, conseguiu firmar parceria com a Autovema (empresa especializada em automóveis) para a revitalização da litorina e vagão k-4.

Devido a alguns problemas mecânicos, a litorina que fazia o percurso turístico na Estrada de Santo Antônio, precisou interromper os passeios no início do ano. Desde lá a prefeitura trabalhou empenhada em procurar parcerias com o setor privado para a recuperação do bem histórico.

Para resolver a questão, durante uma reunião na segunda-feira (3), a empresa especializada em automóveis Autovema aceitou realizar toda a revitalização da litorina, ainda esta semana. Uma equipe de mecânicos esteve realizando estudos e a locomotiva já foi transferida para o pátio da empresa, onde já foi iniciada a revitalização.

De acordo com o subsecretário Euzébio Lopes, serão feitas várias reformas, como a implantação de ar refrigerado, pintura, novas peças e sistema elétrico.

“A litorina é um bem histórico muito importante, tanto para a história como para o fomento ao turismo. Desde que foram inaugurados os passeios na Estrada de Santo Antônio várias pessoas puderam fazer o passeio com a locomotiva, cujo público aumentava diariamente. Agora com a revitalização o bem histórico poderá oferecer muito mais conforto e segurança aos passageiros. Mudanças serão feitas, mas a litorina permanecerá com o seu aspecto original”, disse Euzébio.

A previsão é de que os passeios de litorina na Estrada de Santo Antônio voltem a acontecer em um período de 90 dias. Ainda de acordo com o secretário, o percurso do passeio vai aumentar, saindo do museu Marechal Rondon, indo até a Vila Candelária, onde serviços de recuperação da estrada de ferro estão acontecendo.

Comdecom