Conectado por

Economia

Está endividado? Nova lei protege consumidor e ajuda a pagar dívidas: entenda os principais pontos


Compartilhe:

Publicado por

em

Quase um em cada três brasileiros tem hoje algum tipo de dívida. Cartão de crédito, empréstimo, conta atrasada. Uma bola de neve que passa por cima de economias e desorganiza o orçamento familiar. Mas uma nova lei, que já está em vigor, promete ajudar muita gente a sair desse sufoco e limpar o nome: é a Lei dos Superendividados.

“Superendividado é uma pessoa que chega em um nível onde tecnicamente ela já não consegue mais pagar as dívidas, ou porque o montante supera a própria renda da pessoa”, explica o economista Luiz Gustavo Medina.

De acordo com o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), mais de 60 milhões de brasileiros têm dívidas a pagar. Metade destes endividados, ou seja, 30 milhões de pessoas, estão superendividadas. Mas uma nova lei, sancionada no início de julho, atualiza o Código de Defesa do Consumidor, pode ser a chance que muita gente esperava pra acertar as contas e tentar voltar a ter um sono tranquilo. Na reportagem em vídeo, conheça histórias de pessoas que estão lutando contra dívidas e entenda os principais pontos da nova lei.

G1.globo.com

Publicidade

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento