Conectado por

Medicina

Esquecendo palavras? Especialista explica possíveis razões


Compartilhe:

Publicado por

em

Quem nunca esteve contando algum fato para alguém e acabou se esquecendo de alguma palavra no meio? Os chamados distúrbios de memória também podem envolver entrar em uma sala e esquecer-se do motivo, esquecer a senha do cartão de crédito ou perder a linha de raciocínio durante uma conversa.

P U B L I C I D A D E

Eloah Mestieri, psicanalista especialista em transtorno de ansiedade, explica que esses pequenos lapsos de memória nem sempre são causados por um comprometimento da função cognitiva ou tem alguma ligação com a idade cronológica.

Mesmo que possa ser conveniente uma avaliação neurológica, Eloah afirma que esses pequenos esquecimentos devem-se, na maioria dos casos a dois motivos.

“Um deles é a mudança do foco da atenção, principalmente quando estamos com algum projeto ou alguma preocupação em primeiro plano”, elucida.

A outra razão, segundo a especialista é ansiedade. “Ainda que casual, no caso de esquecimentos de palavras, por exemplo, quando não estamos nos sentindo relaxados, à vontade ou confiantes, como quando estamos falando em público, dando uma opinião formal, querendo causar boa impressão”, complementa.

Eloah também chama a atenção para os quadros de ansiedade. “Ansiedade e memória estão intimamente relacionadas. Você pode não saber, mas quanto mais ansioso estiver, menos memoração terá à disposição”, alerta.

Prevenção e cuidados

Na tentativa de diminuir esses pequenos inconvenientes, Eloah aconselha fazer manter um diário, realizar anotações após uma conversa ou reunião importante e certificar-se de manter o calendário sempre atualizado. “Defina coisas para fazer todos os dias. É uma forma divertida e útil de organizar e controlar o seu dia”, ensina.

Outro fator importante no combate ao distúrbio é uma  rotina com hábitos saudáveis. “Alimente-se bem, faça exercícios regularmente e tenha uma rotina adequada para dormir, como tomar um chá de ervas e ler um livro antes de pegar no sono”, encerra Eloah.

Sobre a Eloah Mestieri -Psicanalista Clínica Integrativa, com abordagem Cognitivo/Comportamental, formação em PNL, Análise Transacional, Nova Medicina Germânica (psicossomática), entres outras. Especializada no bem-estar na terceira idade, transtorno de ansiedade e terapia em casal, Com rica experiência na área, a especialista fala com propriedade sobre temas como envelhecimento bem-sucedido, cuidados com o transtorno de ansiedade e terapia em casal.

Assessoria

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br