Conectado por

Nacional

Espetáculo “Na Ciranda das Mulheres Sábias” será exibido neste fim de semana 


Compartilhe:

Publicado por

em

Apresentação acontece gratuitamente pelo canal no YouTube do Espaço Âmbar

Dança, música e histórias sobre vivências femininas embalam o espetáculo de dança “Na Ciranda das Mulheres Sábias”, que será apresentado neste fim de semana (21 e 22 de agosto), no YouTube do Espaço Âmbar, a partir das 20h (21h em Brasília). Inspirado no livro “A ciranda das mulheres sábias”, da psicanalista e poetisa Clarissa Pinkola Estés (autora do clássico “Mulheres que correm com os lobos”), o espetáculo exalta a sabedoria ancestral feminina, que não está relacionada à idade, nem ao nível de instrução, mas, sobretudo, às experiências de cada mulher.

Essa essência foi levada ao palco em apresentações que reúnem as danças do ventre, circular, balé contemporâneo e stiletto. Com um elenco híbrido, que contempla em seu corpo de baile bailarinos amadores e profissionais convidados pelo Espaço Âmbar, o espetáculo ainda tem participações de artistas locais que atuam em segmentos como música e teatro.

O livro de Clarissa Pinkola Estés possui uma linguagem metafórica, que se assemelha às antigas histórias contadas de mães para filhas. De acordo com a diretora geral, coreógrafa e bailarina Raquel Mendes, o tema é de muita sensibilidade e, ao mesmo tempo, mostra a força da mulher sábia, simbolicamente representada pelas avós.

“Acredito que toda essa essência poderá ser sentida por quem estiver assistindo em casa. Nosso espetáculo é um convite para fazermos uma pausa nos nossos afazeres do cotidiano, embalando-nos nas ‘histórias dentro de histórias’ de mulheres sábias, não só das que conhecemos, bem como da que está ‘oculta’ dentro de todas nós. Esse movimento de valorização da sabedoria ancestral feminina, muitas vezes, confronta os valores de uma sociedade ainda dominada pelo patriarcado”, declara.

Embora as avós sejam a referência simbólica, a autora considera que a sabedoria ultrapassa a idade cronológica e valoriza o conhecimento de cada idade. Os atributos da mulher sábia são importantes para as jovens e a sabedoria e a energia das jovens são importantes para as mais velhas. Em suas palavras, a junção de tudo isso compõe o “ser jovem enquanto velha e velha enquanto jovem”.

“Por isso, o arquétipo da mulher sábia pertence às mulheres de todas as idades e se manifesta, assim, sob formas e aspectos singulares na vida de cada uma, cada qual no seu tempo, no seu próprio ritmo, nas escolhas que a própria alma quer percorrer. O tema nos provoca a refletir sobre o que é ser sábia, ainda mais em tempos tão desafiadores como estes”, completa Raquel.

O espetáculo é realizado com incentivo da “Lei Aldir Blanc”, por meio do apoio institucional do Governo do Estado de Mato Grosso, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer e Governo Federal, Ministério de Turismo e Secretaria Especial da Cultura.

Para assistir ao espetáculo, acesse https://youtu.be/BGOKKGjE0Yc.

Ficha técnica do Espetáculo

 

Diretora geral: Raquel Mendes

Diretor artístico: Karim Sabah Nur

Bailarinos/as: André Monteiro, Ariane Barcelon, Fernanda Assis, Guilherme Sant’Ana, Juliana Andreatta, Karim Sabah Nur, Nanda Hanan, Nayara Paes, Raquel Mendes, Rogério Santana, Sol Moreschi

Músicos: Estela Ceregatti, Jhon Stuart

Atriz: Diane Toniolo

Produtor executivo: Guilherme Sant’Ana

Assistente de produção: Aline França

Produtor audiovisual: Cachara Estúdio

Câmeras: Pedro Brites, Sophia Cardoso, Pedro Mutzenberg

Maquiadoras: Mayara Strobel, Ana Clara Zunta

Fotógrafo: Pedro Ivo

Técnico de som e sonoplasta: Manoel Neto

Iluminadora: Karina Figueredo

Técnico de iluminação: Roberto Cesar

Auxiliar de técnico de iluminação: Adrian Carlos Silva

Designer gráfico/ilustrador: Hugo Alberto

Assessora de imprensa: Gabriela Sant’Ana

Assessora de redes sociais: Paula Ceni

Costureira: Elizete Ropck

(Assessoria)

Publicidade

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento