Conectado por

Amazonas

Escola Pública da rede Estadual do Amazonas é selecionada na segunda edição do Programa Nacional de Alimentação Escolar, promovido pelo FNDE


Compartilhe:

Publicado por

em

A Escola Estadual Isaac Benayon Sabbá, administrada pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC-AM), foi uma das selecionadas, em todo o Brasil, na “Jornada de Educação Alimentar e Nutricional nas Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental dos Anos Iniciais”, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ligado ao Ministério da Educação.

P U B L I C I D A D E

As escolas que participaram da jornada são assistidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e chega à sua 2ª edição.

Localizada na rua Senador Cunha Melo, no bairro de São Jorge,  Zona Oeste de Manaus, a escola Isaac Benayon cumpriu o cronograma de atividades com quatro temas proposto pelo regulamento em todas as etapas, se destacando na Jornada.

Sobre a Jornada

A Jornada consiste na seleção, divulgação e publicação das ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) executadas pelo coordenador da ação sob a supervisão do nutricionista do PNAE ou diretor da escola, e que atuam em escolas públicas de educação infantil (creche e pré-escola) e Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano) em atividade.

Temas da Jornada EAN

O primeiro tema desenvolvido pela escola foi “Comida de verdade na escola”, seguido do “Promovendo a alimentação adequada e saudável no currículo escolar”. A terceira etapa do tema foi “Propaganda e publicidade de alimentos para o público infantil” e o quarto e último tema, “Envolvimento da família na alimentação escolar: vamos aprender juntos”, como critério para aprovação das etapas foi postado cada atividade realizada na plataforma do FNDE.

A responsável por coordenar o projeto selecionado e nutricionista da Coordenadoria Distrital de Educação 04 (CDE 4) da SEDUC-AM, Valéria Favacho, fala da participação na jornada e da realização do projeto nas escolas. “Esse é o primeiro ano que nossas escolas participaram na EAN. Nós desenvolvemos os temas com o objetivo de informar às crianças quais os alimentos saudáveis e não-saudáveis, quais os benefícios e doenças elas vão prevenir desde a infância, sabendo que é na infância que acontece a formação de bons hábitos alimentares”, explica Favacho.

Premiação da Jornada de EAN

A cada etapa cumprida no prazo foi liberado na plataforma, uma peça do selo de participação da jornada de EAN. Após a conclusão das quatro etapas, a escola participante recebia as quatro peças e completado o “Selo”, que se configura em um quebra-cabeça, resultou nas seguintes premiações:

?     Selo da Jornada de EAN;

?     Certificado de Menção Honrosa nominal para o nutricionista, diretor da escolar e o coordenador da Jornada;

?     Kit com publicações sobre Alimentação Saudável;

?     Divulgação da ação de EAN em publicação do FNDE produzida em formato digital, no ano de 2019.

“Tivemos três escolas que concluíram todas as etapas da jornada e foram aprovadas, e uma delas (Escola Isaac Benayon) foi selecionada como um dos melhores no terceiro tema, e com isso nossos relato vai ser publicado no livro da Jornada da Nutrição de 2019 a nível nacional”, explica Valéria. As outras duas escolas aprovadas foram, Escola Estadual Senador Flávio da Costa Brito e a Escola Estadual Santo Antônio.

Objetivo da Jornada

A Jornada de EAN tem o objetivo de incentivar o debate e a prática das ações de educação alimentar e nutricional no ambiente escolar e dar visibilidade àquelas já desenvolvidas nas escolas públicas de educação infantil e Ensino Fundamental dos anos iniciais.

Para a professora dos anos iniciais, 1º ao 5º ano, Marta Serrão, a conquista na jornada é o resultado de um trabalho em equipe. “Estou muito orgulhosa por nossa escola, por nosso Estado. Sinto-me feliz em ter participado dessa jornada, porque esse nosso projeto vem desde 2016. E como equipe e apoio que temos da gestão e os colegas na escola, nós conseguimos fazer um bom trabalho”, reafirma Marta.

Da Escola Estadual Isaac Benayon Sabbá

A gestora da escola, professora Regilene Rocha, destaca o trabalho desenvolvido na alimentação da merenda escolar. “Nós trabalhamos com o alunos sobre alimentação saudável dentro da sala de aula. Em seguida eles atuam como palestrantes e convidamos os pais para ouvirem dos próprios filhos a importância de uma alimentação saudável”, enfatiza a diretora.

São 38 anos de existência da escola atendendo alunos do 1º ao 5º ano de Ensino Fundamental, com aproximadamente 313 alunos de manhã e tarde, sendo referência em alimentação regionalizada na merenda escolar.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br