Conectado por

Mato Grosso

Entidade denuncia racismo em cartilha que traz personagem negro como “Sujismundo” em MT


Compartilhe:

Publicado por

em

A União de Negros pela Igualdade (Unegro) Pantanal denuncia a prática de racismo institucional supostamente cometido pela Prefeitura de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, após o lançamento de uma cartilha distribuída nas escolas públicas.

A presidente da Unegro, Luzia Aparecida do Nascimento, afirmou que a cartilha traz a imagem de um personagem branco, chamado de “Limpinho”, e de um personagem negro, chamado de “Sujismundo”.

“É uma ofensa à população negra. Temos recebido diversas denúncias de pais de alunos que têm sido vítimas de buuling por causa dessa cartilha. Não é possível que a prefeitura destrua um trabalho de conscientização e orientação, que já existe há anos, em menos de 15 dias”, diz Luzia.

O secretário de Comunicação de Rondonópolis, Cleomar Pilar negou que a cartilha ofenda os negros.

“Se você perceber, há sim personagens negros, mas não é o caso do ‘Sujismundo’, que está sujo, empoeirado”, explicou.

Conforme ele, nunca houve qualquer intenção de ofender ou denegrir a imagem dos negros.

Já Luzia diz que, caso a prefeitura não retire as cartilhas de circulação e peça desculpas à comunidade negra publicamente, vai oficializar a denúncia junto ao Ministério Público Estadual.

Por meio de nota, a Unegro diz que “associar a imagem do negro como sujo, descuidado e sem higiene é uma atitude racista tão naturalizada a ponto de uma instituição pública como uma prefeitura fazer uma campanha em nível municipal sem pensar nas consequências de tal atitude para população negra”.

“A Constituição Brasileira traz em seu artigo primeiro o compromisso com o princípio da igualdade e da dignidade da pessoa humana. Ao cometer tal discriminação, o município fere a dignidade dos negros e negras deste Município. É, no mínimo, revoltante”, diz trecho da nota.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *