Conectado por

Medicina

Entenda quais são as causas do infarto fulminante


Compartilhe: Entre no nosso grupo do Whatsapp

Publicado por

em

O coração é um dos principais órgãos do corpo humano, responsável pelo bombeamento de sangue para todo o organismo e, consequentemente, sendo essencial para o funcionamento de todos os órgãos. Como um dos riscos, está o infarto e por isso, é essencial entender as suas causas.

Entretanto, há diferentes formas de um infarto se manifestar e pode atingir uma ou mais partes do coração humano. Para entender quais são as principais causas e os riscos envolvidos para o coração, continue a leitura!

O que é um infarto fulminante?

O infarto fulminante é aquele que acontece de forma inesperada e não apresenta prévios sintomas, muitas das vezes levando a pessoa acometida a morte súbita, sem chances de socorros médicos.

Há uma compreensão errada sobre o termo morte súbita, uma vez que a maioria das pessoas pensam que está relacionado às pessoas que morrem no momento em que infartam. Porém, esse termo é relacionado a todas que falecem dentro de um período de até 24 horas após o infarto.

O infarto pode causar diferentes problemas para o coração, como é o caso do ataque cardíaco ou arritmia maligna, que é quando o coração para de bater, e a disfunção elétrica que desencadeia em um coração batendo de forma desregulada.

Quais são as causas de um infarto?

A principal causa de um infarto fulminante, é conhecida tecnicamente como aterosclerose, nome dado para a doença que desenvolve reações inflamatórias responsáveis por acumular placas de gordura nas paredes das artérias cardíacas. Quando há o rompimento dessas placas, são formados coágulos sanguíneos.

De forma prática, o infarto ocorre pela obstrução total de uma veia, impedindo que o sangue arterial chegue ao coração, causando, assim, a morte de um tecido cardíaco. Quando há o impedimento da chegada do sangue no tecido atingido, o coração fica sem oxigênio e, consequentemente, não desempenha suas funções corretamente.

Todos os impactos de um infarto, irão depender de como as áreas não atingidas vão funcionar e se darão conta de bombear sangue suficiente para suprir o músculo que morreu.

Fatores de risco de um infarto?

O infarto fulminante é mais comum em casos de pessoas com deformidades genéticas no coração ou com pré-disposições que podem facilitar e até mesmo aumentar as chances de infartar. Além disso, há outros riscos que podem ter grande impacto no caso de infartos, entenda quais são eles:

Hipertensão

A pressão alta pode agredir o coração e as artérias coronárias, além disso, pode ser que ocorra a dilatação do coração, o que faz com que ele tenha que trabalhar mais. A hipertensão pode ser uma doença genética ou causada pelo consumo excessivo de sódio e gorduras ao longo da vida.

Diabetes

A diabetes pode facilitar o aumento de chances da ruptura das placas de gordura formadas pela aterosclerose.

Obesidade

O quadro de obesidade contribui para que o coração tenha que se esforçar mais para todas as suas funções. Além disso, o tecido adiposo pode contribuir para a produção de células inflamatórias que atingem o coração, podendo inclusive desenvolver diferentes doenças coronárias.

Além dessas principais, tem outros aspectos que podem contribuir para o infarto, como:

  • tabagismo;
  • consumo alcoólico;
  • sedentarismo;
  • estresse;
  • drogas ilícitas.

Prevenção ao infarto fulminante

É importante lembrar que toda doença do coração precisa ser observada de perto e com o acompanhamento médico, isso porque apenas assim é possível garantir que tudo esteja dentro do esperado. Além disso, é essencial que haja cuidados diários com a alimentação e exercícios físicos, pois ajudam em todo o funcionamento do corpo humano.

Sendo assim, invista no consumo diário de verduras, legumes e demais alimentos naturais, diminuindo o consumo de industrializados e embutidos. Além disso, o indicado é realizar caminhadas de, pelo menos, 30 minutos no decorrer da semana. Assim, é possível diminuir o estresse e outras doenças que podem afetar a saúde cardíaca.

Semprebem.paguemenos.com.br

Publicidade
Casas De Apostas Online

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento