Conectado por

Medicina

Entenda a relação entre dor na coluna e na cabeça


Compartilhe:

Publicado por

em

A dor na coluna e na cabeça são problemas comuns a todas as pessoas, causando desconfortos que podem comprometer as atividades de rotina. Embora sejam causadas por motivos diferentes, em muitas situações existe uma relação direta entre a dor de cabeça e a coluna.

Mas afinal, qual a relação entre a dor na coluna e a dor na cabeça? Entender mais sobre esse assunto é essencial para preservar a saúde e evitar complicações. Pensando nisso, confira neste post como identificar a dor de cabeça causada por problemas na coluna e dicas para evitar essa situação!

O que pode causar dor de cabeça?

A dor de cabeça é um sintoma comum a diversos tipos de problemas e doenças que afetam a saúde física e mental. Normalmente, acontece de forma simples e passageira, no entanto, quando é frequente e intensa é preciso ter cuidados e passar por uma análise médica.

Sendo assim, a dor de cabeça pode ser classificada em tipos diferentes, como:

  • dor de cabeça tensional;
  • enxaqueca;
  • dor de cabeça causada pela sinusite;
  • dor de cabeça causada por estresse e ansiedade.

Além disso, é comum ter dores de cabeça em intensidade diferentes e por motivos que também podem estar associados a problemas na coluna cervical. Apesar de ser um sintoma que acontece de forma simples na maioria das situações, é essencial monitorar as causas reais para ter o devido tratamento.

Qual a relação entre dor de cabeça e coluna?

Apesar de muitas pessoas não saberem, os problemas de coluna são um dos causadores de dores de cabeça. É uma relação intensa e que pode provocar complicações maiores, com o agravamento dos problemas que atingem a coluna.

Nesse sentido, a dor de cabeça ocasionada por algum problema na coluna, como má postura, tensão muscular e outras patologias, inicia com características típicas afetando o pescoço e um lado da cabeça — começa de forma moderada, e é mais comum em mulheres.

Além disso, a dor de cabeça provocada por problemas na coluna se inicia e intensifica com movimentos leves na cabeça ou pescoço. Ou seja, é possível que a região permaneça sensível, principalmente na nuca, com possibilidade de ter até mesmo formigamentos.

Como saber se a dor de cabeça é por conta da coluna?

Você viu até aqui que a relação entre a dor na coluna, também conhecida como dor nas costas, e na cabeça é intensa e pode provocar contratempos ao longo da vida. Sendo assim, conhecer os sinais iniciais da dor de cabeça proveniente da coluna é essencial para agir a tempo e evitar complicações.

Dessa forma, fique de olho nas seguintes características:

  • dor no pescoço;
  • dor ao movimentar a cabeça;
  • tensão muscular no pescoço;
  • dor apenas em um lado da cabeça;
  • dor na cabeça e coluna simultaneamente.

Como evitar a dor na coluna e na cabeça?

A dor de cabeça causada por problemas de coluna pode ser evitada com ações simples no dia a dia, que fortalecem a musculatura e articulações. Ou seja, são hábitos que contribuem para fortalecer a coluna e evitar tensões que provocam dores na cabeça.

Dessa forma, você pode prevenir a situação da seguinte maneira:

  • evite permanecer muito tempo na mesma posição;
  • faça alongamentos diariamente;
  • evite a má postura;
  • adquira colchão e travesseiro adequados;
  • pratique exercícios físicos regularmente;
  • faça intervalos durante o expediente.

Por que é importante procurar um médico?

Mesmo que a dor de cabeça causada por problemas na coluna seja algo considerado normal e solucionado com medicamentos, muitas vezes antiinflamatórios, ter uma investigação clínica quando o sintoma é persistente, é imprescindível para ter um diagnóstico precoce e evitar que a situação se agrave.

Sendo assim, se a dor de cabeça se manifestar com as características dos problemas de coluna, não deixe de consultar e ter uma análise profissional. Assim, além de evitar o desenvolvimento de doenças, é possível ter orientações e tratamentos eficazes para eliminar os sintomas.

Como percebeu, a dor na coluna e na cabeça são problemas comuns que devem ser tratados com eficiência para preservar a sua saúde e evitar complicações. Portanto, invistam em hábitos saudáveis para garantir que nenhum problema ofereça riscos a sua qualidade de vida e bem-estar.

 

 

Semprebem.paguemenos.com.br

Publicidade

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento