Conectado por

Porto Velho

Energisa substitui lâmpadas de quatro das principais avenidas de Porto Velho e contribui para redução da conta de energia


Compartilhe:

Publicado por

em

Dinheiro economizado pode ser revertido para melhoria de outros pontos e expansão da Iluminação Pública

1.477 lâmpadas LED quadriplicam luminosidade nas avenidas

R$ 395 mil por ano a menos na conta de energia do Porto Velho. Esse é o valor estimado de economia após a conclusão da revitalização da iluminação pública das três principais avenidas da capital, Av. Jorge Teixeira, Rio Madeira e Imigrantes. A redução foi proporcionada pela instalação de 1.477 lâmpadas LED pela Energisa, por meio do programa de Eficiência Energética da Aneel.

Talis Henrique Sousa, especialista em Eficiência Energética da concessionária, comemora a conclusão antecipada do projeto aguerrido pensando para a capital. “Nosso projeto cumpriu seu papel de utilizar os recursos e a tecnologia a favor da comunidade e com eficácia. Sobretudo no cenário econômico atual causado pela Covid-19, em que a economia de dinheiro nos cofres públicos, como a redução a conta de energia, pode ser revertida para novas oportunidades e melhorias da Iluminação Pública”, frisou.

Somando as quatro vias e em ambos os lados, foram cerca de 48 quilômetros de iluminação pública revitalizadas com investimento de 2,4 milhões da Energisa.  A luminosidade quadriplicou nos trechos das avenidas em que a prefeitura apontou como sendo importantes, contribuindo para o tráfego de veículos e a segurança dos pedestres que circulam pela região. “As lâmpadas LED proporcionam luz mais clara, com melhor qualidade e utilizando menos energia. Sua vida útil também é maior do que a de outros modelos, é em média de 70 mil horas, dependendo dos fatores ambientais. O retorno do investimento é visto no decorrer dos anos com a diminuição da manutenção, proporcionando mais qualidade de vida, mais conforto e principalmente, aumentando a sensação de segurança das vias”, explicou o coordenador. O vendedor e ciclista, Bruno Rafael, que frequenta as avenidas semanalmente para praticar ciclismo notou a melhoria na luminosidade. “Uma via bem iluminada evita vários transtornos como o furto, o roubo, tanto para o ciclista como para pedestre. Agora o motorista consegue ver o ciclista há uma distância maior e evita acidades”, declarou.

A Empresa de Desenvolvimento Urbano de Porto Velho (Emdur) contribuiu com o projeto fazendo obras estruturantes, como a colocação de postes, braços de luminárias e cabos.  “Porto Velho é o 17º município de Rondônia a ser beneficiada pelo programa e sempre atuamos em conjunto com as prefeituras. Nossa expectativa é alcançar mais cidades gradualmente conforme os editais forem publicados”, explicou. Nos outros 16 municípios houve redução em média de 25% das suas faturas mensais de energia. Na prática, serão poupados quase R$ 4 milhões em 2021.

 

(Assessoria)