Conectado por

Rondônia

Energisa convida para webinar sobre Arqueologia no Estado de Rondônia

Publicado por

em

Para os interessados na ciência que estuda culturas e vidas das diferentes sociedades humanas a partir da análise de objetos de materiais, a Energisa Rondônia preparou uma webinar sobre a “Arqueologia no Estado de Rondônia – Educação Patrimonial”. A palestra online é aberta ao público e vai acontecer na próxima quarta-feira (16/09). às 9 horas, através da plataforma Teams. Para acessar não precisa baixar aplicativo, é só clicar no link https://cutt.ly/ofEiy5a.

Continua após a publicidade

O objetivo da webinar é apresentar o contexto arqueológico do Estado de Rondônia e a relação das obras da distribuidora com os sítios arqueológicos, bem como as medidas mitigadoras para reduzir o impacto. O coordenador de meio ambiente da Energisa, Luzay Lopo, explica sobre o trabalho que está sendo realizado. “A Energisa Rondônia junto com a Scientia Consultoria vem fazendo importantes trabalhos de mapeamento arqueológico em Rondônia. Em nossos empreendimentos já encontraram ferramentas, cerâmicas e outros objetos que fazem parte da nossa história”, explicou.

Lopo garantiu que outros assuntos de grande relevância também serão abordados “Vamos falar da ocupação do Sitio Arqueológico Teotônio, prováveis etnias e grupos”. Para isso, foram convidados dois historiadores com larga experiência em educação patrimonial no setor elétrico. Os palestrantes são representantes da Scientia Consultoria Científica, empresa com mais de 30 anos de atividades na área de meio ambiente. Renato Kipnis é, doutor em antropologia/arqueologia pela University of Michigan e pós-doutor pelo Instituo de Biociência da USP, junto com ele, Ilza Carla vai comandar a webinar, ela é mestra em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas.

Assessoria