Conectado por
Governo de Rondônia

Educação

ENEM: Inep divulga gabarito do Exame Nacional do Ensino Médio 2020; confira

Publicado por

em


Continua após a publicidade

Participantes podem consultar materiais dos dois dias de provas da versão impressa. Questões das videoprovas em Libras também estão disponíveis

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 podem conferir os gabaritos oficiais das provas objetivas da versão impressa. As respostas corretas do exame foram divulgadas na tarde desta quarta-feira, 27, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Duas questões foram anuladas no Exame, uma de ciências da natureza e uma de matemática. Os participantes podem verificar no site do Inep e no aplicativo do Enem.

Os participantes que fizeram videoprovas em Libras também podem consultar todas as 180 questões referentes a essa modalidade do exame. Nesses casos, o material está disponível, em vídeo, no canal do Inep no YouTube. O Enem impresso foi aplicado nos dois últimos domingos, dias 17 e 24 de janeiro. Os participantes resolveram questões objetivas de matemática, ciências da natureza, ciências humanas e linguagens. Fizeram também a prova de redação, a única subjetiva do exame.

Veja quais questões foram anuladas nas cores de cada caderno:

Quero conteúdo exclusivo!
Assine OP+, nossa plataforma de multistreaming, e tenha acesso aos nossos colunistas, grandes reportagens, podcasts, séries e muito mais.

Ciências da natureza:
– Caderno 5 – Amarelo – Questão 114
– Caderno 6 – Cinza – Questão 129
– Caderno 7 – Azul – Questão 135
– Caderno 8 – Rosa – Questão 94
– Caderno 11 – Laranja – Questão 94
– Caderno 12 – Verde – Questão 94

Matemática:
– Caderno 5 – Amarelo – Questão 141
– Caderno 6 – Cinza – Questão 156
– Caderno 7 – Azul – Questão 157
– Caderno 8 – Azul – Questão 143
– Caderno 11 – Laranja – Questão 143
– Caderno 12 – Verde – Questão 94

Notas finais

A previsão para a divulgação dos resultados finais é dia 29 de março. Nessa data os participantes saberão também quanto tiraram na redação. Mas, apenas depois da divulgação do resultado, em data ainda a ser definida, os candidatos terão acesso à correção detalhada da prova de redação.

Ao todo, segundo o Inep, cerca de 2,5 milhões de candidatos fizeram as provas este ano, número que representa menos da metade dos participantes inscritos nas provas. O Enem 2020 terá ainda uma versão digital, que será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

As notas poderão ser usadas para acessar o ensino superior e participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – que oferece vagas em instituições públicas – Programa Universidade para Todos (ProUni) – que oferece bolsas de estudo em instituições privadas – e, Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que oferece financiamento a condições mais vantajosas do que as de mercado.

Reaplicação

O Enem ocorreu em meio à pandemia do novo coronavírus e, por isso, adotou uma série de medidas de segurança, como o uso obrigatório de máscaras. Os participantes que estivessem com sintomas de covid-19 ou outra doença infectocontagiosa não deveriam comparecer aos locais de prova. Esses estudantes poderão fazer o exame na data da reaplicação, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Para isso, aqueles que ainda não o fizeram têm até o dia 29 para solicitar a reaplicação na Página do Participante. Podem também pedir para participar da reaplicação os candidatos que foram prejudicados por questões logísticas, como falta de água ou luz e aqueles que foram impedidos de fazer o exame porque as salas estavam lotadas e era preciso garantir o distanciamento entre os participantes. Segundo o Inep, isso ocorreu em pelo menos 37 escolas de 11 cidades.

As provas foram canceladas no estado do Amazonas, em Rolim de Moura (RO) e em Espigão D’Oeste (RO) por causa da pandemia. Esses estudantes também deverão fazer o exame na data da reaplicação. Eles não precisarão solicitar a participação. Segundo o Ministério da Educação, foram cerca de 20 ações judiciais em todo o país contrárias à realização do exame.

(O Povo)