Conectado por

Agronegócios

Empreendedor do agro e Nuffieldiano publica resultados internacionais sobre como produtores podem participar na revolução digital


Compartilhe:

Publicado por

em

Após visitar os cinco continentes como participante do Nuffield Farming Program, em 2017, vivenciando diferentes práticas agrícolas e conhecendo empresas de tecnologias para o campo, o agrônomo e presidente da Nuffield Brasil, Murilo Bettarello, produziu o relatório “Agriculture and Innovation: What farmers can do to be part of the digital revolution” (Agricultura e Inovação: O que os agricultores podem fazer para fazer parte da revolução digital), sobre os caminhos da agricultura digital.

P U B L I C I D A D E

O relatório aponta as tendências da agricultura 4.0 nos próximos anos e também aborda startups que estão construindo soluções inovadoras para a agricultura do futuro. Importante destacar que 10 dos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU até 2030 estão diretamente ligados à agricultura. “Esse material dá uma ideia de como a revolução digital ajudará a resolver os desafios da produção de alimentos no mundo. Entre 5 e 15 anos, terão drones controlados por aplicativos à prova de secas e doenças nas fazendas e robôs colhendo árvores. Alguns exemplos destes já existem. O desafio é fazer com que toda essa tecnologia seja disponível para os agricultores e ensiná-los a usar essas ferramentas inovadoras para ajudá-los a cultivar mais alimentos, com melhor produtividade e mais sustentabilidade para alimentar o mundo em crescimento”, ressalta Murilo Bettarello.

“Durante minha participação no programa da Nuffield, conversei com produtores, investidores, empresas e órgãos governamentais de vários países. A agricultura digital significa utilizar as tecnologias disponíveis, inclusive aquelas às quais já temos acesso, como os smartphones, para compartilhar informações e assim ganhar eficiência, mostrando o futuro da produção”, explica o agrônomo, que também é sócio da ViaVerde consultoria em agricultura tropical.

Segundo Murilo Bettarello, é claro o avanço das tecnologias no meio agrícola, porém a maioria é direcionada para as grandes corporações. O desafios dos empreendedores de tecnologias, as startups, é criar modelos que sejam aplicáveis para pequenos e médios produtores, pois eles são essenciais para o sucesso da atividade. “80% dos produtores sofrem com a falta de informação. É um segmento pouco explorado e que precisa da ajuda urgente. É preciso que investidores tenham um olhar personalizado para as necessidades desse nicho”, ressalta o agrônomo.

O principal destaque no relatório do presidente da Nuffield Brasil é exatamente a relação entre os produtores e os empreendedores, valorizando o trabalho de parceria entre os dois lados, para gerar benefícios para ambos. “A revolução digital está chegando à agricultura e mudará o setor assim como Amazon, Google e Apple mudaram a maneira de fazer compras, ferramentas digitais e de pesquisa”, diz Bettarello.

Ele faz a sua parte e utiliza sua experiência no agro e vivência no programa da Nuffield para contribuir com a agricultura brasileira de diversas maneiras. Uma delas é o aplicativo IZagro, com informações para o produtor rural enviar dúvidas do manejo, pragas, doenças de forma simples e fácil, além de orçar produtos, ver ofertas e informações de diferentes áreas ligadas aos cultivos. A plataforma já conta com mais de 51 mil usuários.

“É fundamental investir nos novos líderes do agronegócio brasileiro, pois o nosso país é uma potência agrícola e entidades como a Nufflield nos ajudam a manter essa posição e a aprender com o que está sendo feito no mundo. Vejo a minha própria liderança evoluindo também, através de oportunidades como presidente da NBR neste tempo, um trabalho voluntária que agrega muito valor na minha pessoal, profissional e comunitária. Isso é bom para todos, especialmente para os patrocinadores do programa, que além de auxiliarem na qualificação na pratica dos líderes emergentes têm acesso a todo conhecimento, contatos e energia deles sobre as inovações e negócios vanguardas ligadas ao campo”, finaliza.

TEXTO ASSESSORIA

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br