Conectado por
Governo de Rondônia

Rondônia

Em segunda votação, Câmara dos Vereadores aprova ‘Táxi Compartilhado’ em Porto Velho

Publicado por

em


Continua após a publicidade

Ao todo, foram 15 votos favoráveis, um contra, uma abstenção e quatro ausências. Sanção da emenda e regularização dependem, agora, da prefeitura da cidade.

Câmara de Vereadores em Porto Velho aprovou, na tarde desta terça-feira (21), a modalidade do táxi compartilhado em segunda votação. A primeira reunião aconteceu no dia 10 de julho sob forte tensão entre a categoria e os motoristas de ônibus. A sanção, agora, depende da prefeitura da capital.

Ao todo, foram 15 votos favoráveis, um contra, uma abstenção e quatro ausências. Na primeira, houve 16 votos a favor, dois contrários e três ausências. Como prevista, a segunda reunião na Câmara ocorreu após o recesso dos parlamentares que retornaram ao trabalho neste mês.

A primeira votação chegou a ser contestada pelo Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Urbano (Sitetuperon) na Justiça, que acabou mantendo a votação da emenda. Ao G1, o presidente do sindicato, Francinei Oliveira, disse ter solicitado três liminares contra a votação. Uma delas, que determinava a suspensão da votação, não foi acatada, segundo ele.

“A primeira é aquela que proíbe o táxi compartilhado de trafegar nos corredores de ônibus e de parar nas paradas. A segunda impede a modalidade por conta da lei do aplicativo”, relembrou o presidente.

De acordo com os parlamentares favoráveis à modalidade, houve um equívoco da Justiça ao querer anular a primeira votação.

Mantida a legalidade da primeira, os parlamentares obedeceram as normas da casa e votaram pela segunda vez a emenda que prevê a aprovação do táxi compartilhado em Porto Velho. Agora, a sanção da emenda e a regularização da modalidade dependem da prefeitura.

Foto: Hosana Morais/G1