Conectado por
Governo de Rondônia

Amazonas

Em meio a colapso, Saúde confirma caso de reinfecção por nova variante de Covid-19 em Manaus

Publicado por

em


Continua após a publicidade

O Ministério da Saúde confirmou, na manhã desta sexta-feira (15/1), o caso de reinfecção de Covid-19 pela nova variante do coronavírus em Manaus (AM). Trata-se de uma paciente de 29 anos, com sintomas leves. A jovem foi diagnosticada pela primeira vez em 24/3. Nove meses depois, em 30/12, recebeu outro resultado positivo.

A Fiocruz do Amazonas analisou amostras da mulher e encontrou mutações condizentes com a nova variante que vem circulando na capital do estado. O ministério foi notificado na quarta (13/1).

Como manda o protocolo, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) já foi informada, assim como a rede Cievs de Vigilância em Saúde. A pasta recomenda que todas as unidades federativas fortaleçam as atividades do controle da Covid-19, a investigação de surtos e o rastreamento de contatos. O governo pede ainda que seja ampliado o sequenciamento de rotina do coronavírus para identificar a variante.

Até o momento, dois casos de reinfecção com novas variantes foram notificados. Além do registrado em Manaus, há outro na Bahia, com mutação idêntica à da variante da África do Sul — esta situação segue em investigação.

Além desses pacientes, outros três receberam confirmação de reinfecção, mas com cepas que já circulavam anteriormente no Brasil. Os casos foram registrados no Rio Grande do Norte, em São Paulo e no Rio Grande do Sul.

A notícia da nova variante traz ainda mais preocupação, tendo em vista que o estado do Amazonas vive um momento de colapso na saúde. Sem oxigênio nos hospitais, os pacientes estão morrendo asfixiados em Manaus. Nesta sexta-feira (15/1), a Força Aérea Brasileira (FAB) começou a remoção de 230 doentes.

Confira imagens do caos em Manaus: