Conectado por

Rondônia

Em live, governador anuncia que Rondônia fará os próprios testes de coronavírus


Compartilhe:

Publicado por

em

O governador Marcos Rocha anunciou, através de uma live no Facebook, que o estado de Rondônia realizará os próprios testes de coronavírus a partir desta quinta-feira (19). Até a última atualização do Ministério da Saúde, o estado contabiliza 61 casos suspeitos da Covid-19, mas nenhum confirmado.

P U B L I C I D A D E

Ao lado do secretário estadual de saúde, Marcos Rocha disse que Rondônia não vai mais precisar enviar amostras de casos suspeitos da Covid-19 para testes em laboratórios fora do estado. Isso porque Rondônia recebeu, na última quarta-feira (18), os kits do Ministério da Saúde.

“A gente já vai poder fazer o teste em Rondônia a partir de hoje”, afirmou Marcos Rocha, que usou máscara durante toda a transmissão.

Na mesma live no Facebook, o secretário Fernando Máximo disse que, com os testes da Covid-19 sendo realizados no Laboratório Central de Rondônia (Lacen), os resultados devem sair mais rápidos.

Até então, o procedimento para saber se alguém do estado tinha coronavírus funcionava da seguinte maneira:

“A gente coletava amostra em pacientes com sintomas [capital e interior]. Já no Lacen em Porto Velho, a gente fazia os testes de H1N1 e outras influenzas e, uma vez por semana, por causa da logística, o Ministério da Saúde enviava uma equipe a Rondônia para pegar as amostras e levá-las aos laboratórios de referência, como o Evandro Chagas, em Belém (PA). O paciente de Rondônia que tinha amostra coletada nesta quinta-feira, por exemplo, a mesma só era recolhida pelo Ministério da Saúde na quarta-feira da semana seguinte”, afirma o secretário estadual de Saúde.

Os testes de coronavírus serão feitos por uma biomédica do Lacen, que recebeu treinamento específico do Ministério da Saúde. “Ela fez o treinamento em Belém e estava aguardando os kits chegarem a Rondônia pra gente começar a fazer nossos próprios testes”, afirma Máximo.

Coronavírus em estados vizinhos

Estados vizinhos a Rondônia, como Acre e Amazonas, já registraram casos positivos para Covid-19.

Por causa da pandemia da Covid-19, várias medidas já foram adotadas pelos órgãos rondonienses. Aulas foram suspensas, Sines estão fechados e atividades físicas em academias acabaram suspensas.

O governador Marcos Rocha pediu, nesta quinta-feira, que a população evite sair de casa sem necessidade.

FONTE: G1

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br