Conectado por

Acre

Em 5 meses, mais de 28,6 mil pessoas tiraram novo modelo de RG no Acre

Publicado por

em

Em pouco mais de cinco meses de implantação, mais de 28,6 mil pessoas tiraram a nova carteira de identidade padronizada no Acre, segundo dados do Instituto de Identificação do estado. O novo modelo foi lançado no dia 19 de outubro do ano passado.

Do total de documentos emitidos, 11.315 foram de 1ª via e outros 17.323 de 2ª via. De acordo com o diretor do Instituto, Sandro Barcelar, no caso da 1ª via, o documento é emitido de forma gratuita. E, em casos de segunda via, o documento custa R$ 57,52.

“Vale destacar que o Acre foi o primeiro estado a obedecer ao decreto que, por lei, teria que começar a expedir as novas cardeiras no dia 1 de março deste ano. Então, além de começarmos primeiro, desde o ano passado, foi o único estado que cumpriu o prazo do decreto”, disse o diretor.

O novo documento centraliza o CPF, título eleitoral, CNH e também tem novos itens, como tipo sanguíneo, número do SUS e nome social para pessoas transexuais.

Outra mudança, é que o cidadão pode ver uma prévia do documento antes de ele ser publicado. Assim, caso tenha erros, é possível corrigir antes que a carteira de identidade seja impressa.

Para fazer o novo documento, o cidadão precisa ir ao instituto com todos os documentos que deseja acrescentar no RG padronizado. O antigo documento continua valendo, pois não possui prazo de validade.